Em um momento em que o mundo se prepara para os Jogos Olímpicos Rio 2016, a Always quer convidar, incentivar e inspirar meninas do mundo todo a “Continuar Jogando #TipoMenina”. Resultados da Pesquisa de Confiança e Puberdade, realizado pela marca, mostram que, no Brasil, até o final da puberdade, 53% das meninas que participaram do estudo terá abandonado os esportes. Para ajudar a entender essa questão, a marca fez uma parceria com Nanette Burstein, documentarista indicada ao Oscar, para descobrir como as meninas se sentem em relação à prática de esportes.
O novo vídeo #TipoMenina conversou com mais de 1.000 garotas sobre as suas experiências atléticas, os desafios e os benefícios da prática dessas atividades, o que as ajudou a continuar no esporte ou o que as levou a abandoná-lo.
A brasileira Jaqueline Carvalho, estrela do vôlei e medalhista olímpica de ouro, faz parte da campanha. “Tive um técnico, na época em que eu morava em Recife (PE), que não queria que eu saísse da escola em que eu estudava para realizar o meu sonho. Mesmo assim, em nenhum momento pensei em desistir de jogar, de fazer o que eu amo. Não foi fácil, mas acredito que foram essas dificuldades que me tornaram a mulher que sou hoje”, conta Jaqueline.
Estudos comprovam que praticar esportes tem impacto profundo e de longo prazo quando se trata de ajudar meninas a adquirirem e a preservarem sua autoconfiança. Além disso, possibilita o desenvolvimento de habilidades valiosas que as ajudam a sentir-se fortes e preparadas para fazer qualquer coisa na vida. A última pesquisa da Always descobriu que, para as meninas, dois dos principais benefícios de continuar no esporte são o aumento da autoconfiança e o trabalho em equipe. Entretanto, embora os benefícios sejam conhecidos, as meninas ainda acham que o esporte não é lugar para elas. 74% das meninas sentem que a sociedade não as incentiva a praticar esportes.
“Os Jogos Olímpicos são um momento em que, no mundo inteiro, a participação feminina nos esportes é elevada perante o público e, por esse motivo, não poderíamos pensar em um momento melhor para chamar a atenção para o papel crucial do esporte no desenvolvimento da autoconfiança das meninas”, diz Carolina Shih, gerente de Marketing da Always no Brasil. “Vamos convocar e unir os atletas olímpicos, os comitês olímpicos nacional e internacional, e outras organizações, para dar início a uma mudança e inspirar um mundo no qual cada menina sinta realmente que pode, sim, praticar esportes e Continuar Jogando #TipoMenina!”.
Lançamento da campanha no Brasil
Para provar que uma menina pode ser o que ela quiser e jogar o esporte que escolher, Always promoveu em São Paulo, no dia 28 de junho, um campeonato de futsal feminino, disputado pelas youtubers Bruna Vieira, Evelyn Regly, Flavia Pavanelli e Niina Secrets, que marcou o lançamento da terceira fase da campanha #TipoMenina no Brasil.
O evento, gratuito e aberto ao público, contou com a presença de 600 pessoas, que torceram pelas youtubers, conheceram os dados da pesquisa e assistiram ao vídeo em primeira mão.
Confira o vídeo da campanha: