A Ajinomoto do Brasil, empresa japonesa especializada em nutrição e aminoácidos, é a nova parceira oficial da Sociedade Esportiva Palmeiras. A companhia fornecerá o suplemento esportivo aminoVITAL GOLD para as equipes das categorias de base (sub-17 e sub-20) do futebol, até dezembro de 2021.
O acordo com o Verdão é o primeiro da empresa com um clube de futebol da série A no Brasil. No Japão, a matriz da Ajinomoto já fornece suplementação para as equipes do FC Tokyo, Cerezo Osaka, FC Imabari e Kashiwa Reysol. “O futebol é uma paixão não apenas no Brasil, mas também em diversos países do mundo. É um esporte muito competitivo e que exige ao extremo o comprometimento físico e emocional dos atletas. Estamos muito satisfeitos com esta oportunidade, pois sabemos o quanto podemos contribuir para melhorar ainda mais o desempenho dos atletas do clube. É uma parceria que já nasce vitoriosa”, explica o gerente da marca aminoVITAL, Andre Igi de Freitas.
“Para o Palmeiras é uma honra ser o primeiro clube do futebol brasileiro a firmar uma parceria com a Ajinomoto do Brasil. As categorias de base do Palmeiras são umas das mais fortes do Brasil e proporcionar condições cada vez melhores para os nossos jovens jogadores, com o apoio da nossa mais nova parceira, é fortalecer ainda mais o futuro do clube”, ressalta o diretor executivo de marketing do Palmeiras, Roberto Trinas.
A oportunidade da parceria surgiu após a equipe técnica do Palmeiras conhecer o produto e entender que seu consumo seria benéfico para os atletas. “A Ajinomoto do Brasil contribui com a sociedade por meio de suas soluções como especialista mundial em aminoácidos”, conta Andre. “Uma das áreas em que atuamos é a de suplementação no segmento esportivo, com o produto aminoVITAL GOLD, um suplemento alimentar que conta com nove aminoácidos essenciais e que age principalmente na recuperação muscular – benefício indispensável para atletas de alto rendimento”.
A base do Palmeiras tem obtido recordes atrás de recordes no futebol nacional, com inúmeros títulos e garotos convocados às seleções brasileiras em diversas categorias. O trabalho realizado pelo Centro de Formação de Atletas tornou-se referência no país e tem lançado atletas de prestígio para o plantel profissional do clube. Na temporada 2020, por exemplo, 31 jogadores formados pelo Verdão foram relacionados para jogos da equipe principal, sendo que 18 atuaram em pelo menos uma partida do time.
Para a Ajinomoto do Brasil, o fornecimento de aminoVITAL GOLD para atletas do clube é parte fundamental do programa de educação nutricional – “Alimentação para Vencer” – Kachimeshi, assim como o desenvolvimento de palestras sobre nutrição e suplementação no futebol. Entre as ações de marketing previstas estão a divulgação da parceria no canal TV Palmeiras (no YouTube) e nas redes sociais da S.E.P., da própria empresa e da marca.
A Ajinomoto mantém um relacionamento estrito e de longa data com o mundo esportivo. Desde 2003, a matriz do Grupo, com sede no Japão, é parceira do Comitê Olímpico Japonês e atua com o Projeto Vitória, que oferece suporte à delegação nacional e a organizações esportivas, bem como a atletas individuais. A empresa fornece consultoria e gerenciamento nutricional, desenvolve cardápios e garante, por exemplo, uma alimentação balanceada durante as viagens de atletas ao exterior.
O Projeto Vitória desembarcou no Brasil em 2019, após a criação do Time Ajinomoto, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do esporte nacional. Atualmente, 33 atletas olímpicos e paralímpicos compõem o grupo e recebem suporte relativo à nutrição e aos benefícios da ingestão de aminoácidos por esportistas de alto rendimento. “Ainda que a parceria com o Palmeiras não esteja relacionada a esta iniciativa global, é mais uma oportunidade para que possamos ampliar nossa presença neste segmento e auxiliar por meio da nossa expertise”, conclui Andre.