Realizado pela Pé Grande em criação da agência Competence, filme de animação conta a história de uma garotinha que tenta convidar sua vizinha idosa para a ceia de Natal, sob trilha original da Canja
Inspirado pelo sentimento da empatia e incentivando a conexão e o encontro entre pessoas de diferentes idades, o Sistema Fecomércio-RS / Sesc / Senac e IFEP, que completa 80 anos em 2025, celebra a chegada do fim de ano com uma campanha especial. Criada pela agência Competence e produzida pela Pé Grande, com trilha original da Canja, a comunicação traz como peça central um filme de 1 minuto e meio de animação, ilustrando de forma humanizada uma história universal sobre cuidado entre gerações, senso de comunidade e gestos que transformam o cotidiano.
O filme acompanha a história de uma criança que, observando uma senhora de idade solitária no prédio da frente, escreve mensagens em aviões de papel convidando-a para a ceia de Natal. Aparentemente sem sucesso no alvo principal, seus aviõezinhos acabam tendo outros destinos, como uma sala de aula, uma academia e um mercado – representando, de forma lúdica, pilares do sistema como educação (Senac), qualidade de vida (Sesc) e desenvolvimento econômico (Fecomércio / IFEP), respectivamente.
Na sequência, a garotinha aparece cabisbaixa durante a ceia de Natal com seus pais em casa, pensando que não conseguiu atingir seu objetivo. De repente, porém, ouve-se a campainha e, quando ela abre a porta, todas as pessoas que receberam os aviõezinhos (que continham a mensagem “Quer cear com a gente?”) estavam lá – inclusive a senhorinha, que pegou o recado no último avião atirado pela garotinha, quando ela, já desacreditada, nem olhava para ver onde ele cairia. A animação é concluída com a mesa cheia e a mensagem final: “Que tudo que nos conecta siga ainda mais forte em 2026. Fecomércio, Sesc, Senac e IFEP. 80 anos”.
“No ritmo acelerado em que vivemos, muitas vezes deixamos de lado o essencial, que é estar presente, olhar com atenção ao nosso redor, reconhecer quem precisa de nós e valorizar quem ilumina o nosso caminho. Por isso escolhemos o tema conexões. Porque são nelas, no cuidado, no acolhimento e na troca genuína que encontramos sentido e construímos esperança. E é exatamente isso que a entidade busca por meio de suas atividades nas mais diversas áreas: conectar os gaúchos”, destaca Luiz Carlos Bohn, presidente do Sistema Fecomércio-RS / Sesc / Senac e IFEP.
Executada de maneira tradicional e sem utilização de inteligência artificial, a técnica de animação 3D foi empregada com foco especial nas expressões faciais da protagonista e em texturização artesanal de cada elemento cênico, conferindo um calor visual e organicidade à narrativa. A direção optou por iluminação quente e enquadramentos cinematográficos que remetem a curtas-metragens, reforçando a imersão emocional do espectador.
“Estamos vivendo um momento de mudança, em que produções são geradas cada vez mais por inteligência artificial – e isso funciona muito bem em diversos contextos. Porém, para este filme, a nossa decisão, em conjunto com a agência e o cliente, foi ir na contramão: colocar o máximo de mãos humanas em cada detalhe. O cuidado presente no storytelling também está na sua execução. Fomos obsessivos no refinamento, porque queríamos que o espectador percebesse a presença dos artistas em todas as pontas deste projeto”, explica Gabriel Vedana, diretor do filme e sócio-fundador da Pé Grande.
“Quisemos criar uma narrativa que falasse sobre reconexão sem mencionar produtos ou serviços. A menina e sua vizinha idosa representam a ponte entre gerações – e cada avião de papel que percorre espaços do Sesc, Senac e Fecomércio simboliza como essas instituições tocam a vida das pessoas mesmo quando não são percebidas diretamente”, completa Paula Sartori Seabra, diretora executiva da Competence.
Com veiculação estratégica durante o período de festas em TV aberta e no streaming, a campanha reforça o papel do Sesc na promoção da qualidade de vida; do Senac na educação transformadora; e da Fecomércio-RS e do IFEP no fomento ao empreendedorismo e à representatividade do comércio gaúcho.
Ficha técnica:
Anunciante: Sistema Fecomércio-RS / Sesc / Senac e IFEP
Título: “Conexões”
Aprovação pelo cliente: Simone Barañano, Sabrina Noronha e Fagner Alves
Agência: Competence
Direção de criação: Cristiano Schein
Criação: Gabriela Gomes e Lucas Vasconcelos
Diretora executiva: Paula Sartori Seabra
Executiva de conta: Deise Conceição da Silva
Produção / RTVC: Alex Paz
Produtora do filme: Pé Grande
Direção: Gabriel Vedana e Felipe Galvão
Produção executiva: Gabriel Vedana
Direção de arte: Diego de Oliveira
Conceito de arte: Diego de Oliveira e Marcia Guerra
Supervisão de animação: Rodrigo Dutra
Animação: Anne Lorandi Pagno, Eduardo Abramo, Fábio Pugliesi, Fellype Navarro, Fernando Donizetti, Gustavo Bertozzi, Leonardo Paul e Saulo Filho
Editores: Gabriel Vedana e Mateus Salviano
Motion Graphics: Mateus Salviano
Produtora de som: Canja
Direção musical: Eduardo Karas, Filipe Resende e Bruno Vieira Brixel
Produtor executivo: Luba Freitas
Executiva de conta: Flavia Medeiros
Trilha: Bruno Vieira Brixel
