Willams (17 anos), Everton (10 anos), Anderson (13 anos), Isaac (8 anos), Vitória Milena (14 anos), Jéssica (9 anos), Sabrina (8 anos) e Vitória Mariana (8 anos) são exemplos de crianças que foram adotadas por meio do projeto Adote um Pequeno Torcedor, apoiado pelo Sport Club do Recife e criado pela Ogilvy Brasil. Todas elas fazem parte da campanha e estavam em abrigos da capital pernambucana, à espera de uma família. Até agora, 16 crianças já foram adotadas. Parte dos resultados foram registrados em um novo filme.
“Trata-se de uma ação séria, bem estruturada, que veio para mudar a vida destas crianças para sempre, comprovando que não importa a idade que tenham elas podem levar amor e alegria para uma casa e transformar positivamente a vida de uma família. Que estes exemplos possam incentivar outras famílias a também pensarem na adoção tardia”, diz o Juiz Dr. Elio Braz, da Segunda Vara da Infância e Juventude de Recife e um dos responsáveis pelo projeto.
Os pais que adotaram chegaram até essas crianças, direta ou indiretamente, através dos vídeos sobre a campanha e de reportagens exibidas pela imprensa, num trabalho desenvolvido pela Ogilvy. Incluindo os pais de Willams, que acaba de completar 18 anos e também foi adotado – pela idade, fato raríssimo em nosso País. “Apesar de as crianças serem de Recife, é importante ressaltar que a campanha Adote um Pequeno Torcedor tomou uma dimensão nacional, mobilizando famílias de diversos lugares do Brasil”, completa Braz. Williams, por exemplo, foi adotado por pais de Belo Horizonte. Ele estava na casa de acolhida desde os 13 anos.
Fernando Musa, CEO da Ogilvy & Mather Brasil, lembra que este é o terceiro trabalho bem-sucedido que a agência faz junto ao Sport. “É uma parceria de sucesso e com resultados concretos para as pessoas. Se até agora apenas uma criança tivesse sido adotada através do projeto, todo o trabalho já teria sido válido. Que as boas ideias possam continuar impactando a sociedade para o bem”, diz Musa.
A ideia da campanha Adote um Pequeno Torcedor – que envolve inicialmente 43 crianças, todas acima de 7 anos, da Segunda Vara de Recife – surgiu a partir de dados reais sobre adoção no Brasil. Segundo o Cadastro Nacional de Adoção (CNA), quase 94% dos pais interessados em adotar buscam crianças menores de 7 anos. No entanto, 8 em cada 10 crianças que estão esperando por uma adoção já passaram desta idade. O envolvimento do Sport Club do Recife no projeto é para mostrar que uma paixão em comum, no caso o futebol, pode unir pessoas.
O projeto Adote um Pequeno Torcedor foi apresentado em agosto de 2015, num jogo de futebol do Sport na Arena Pernambuco. Do lançamento da campanha até então, diversas ações foram feitas entre a Ogilvy, o Sport e a Segunda Vara de Recife, com a ajuda das casas de acolhida e da imprensa. Além de eventos em partidas de futebol, também foi criada uma campanha publicitária, que contou com o apoio de alguns veículos e foi se reciclando nestes meses todos.
Foram criados dois filmes para divulgar a ação e peças de mídia impressa, out of hoje, entre outras. Um dos filmes é “Paixão em Comum” e o outro, “Dia de Jogo”. A produtora é a Academia de Filmes, que atua em parceria com a Urso Filmes. Fora isso, ainda foi lançado, em dezembro de 2015, um documentário chamado “Depois dos Sete – Uma Refleão sobre Adoção Tardia”.
Confira o vídeo dos resultados
FICHA TÉCNICA
Campanha: Adote um Pequeno Torcedor
Cliente: Sport Club do Recife
Agência: Ogilvy Brasil
CEO: Fernando Musa
VP nacional de criação: Claudio Lima, Aricio Fortes
Diretor de Criação: Michel Neuhaus, Paulo Coelho, Paco Conde
Redator: Omar Caldas, Andre Jardim, Thómas Fernandes, Vitor Medrado, Leonidas Razera
Diretor de arte: Teco Cipriano, Manu Mazzaro, Vinicius Cunha, João Acioly, Juliano Almeida, Glauber Dorotheu, Sergio Takahata, Diogo Seibert
Relações Públicas: Sandra Azedo, Fernanda Sokoloski
Atendimento: Rodrigo Kozma, Carolina Porto
RTV: Rafael Rosi, Andrea Consoleto
Diretor de UXD: Pablo Moura
Designer de interface: Patricia Belo
Gerente de projeto digital: Priscilla Saikai
Motion: Tulio Inoue
Produtor executivo: Paulo Schmidt
Direção de cena: Caio Rubini
Aprovação do cliente: Fabio Silva
Produtora de vídeo: Academia de Filmes e Urso Filmes
Produtora de som: Jamute.