Inspirada no manifesto “Excelência Negra”, criado por Marcelo Carvalho, um dos criadores do projeto Observatório Racial do Futebol, exclusivamente para o lançamento, a adidas se junta a Flamengo e Internacional para lançar uma camisa especial em homenagem aos homens negros e mulheres negras do futebol brasileiro e suas conquistas.
A nova camisa é predominantemente preta e traz detalhes únicos do manifesto aplicados nos números do uniforme, com frases como “o negro no futebol brasileiro é a marca do Brasil”, “jogadores negros ganharam o mundo”, entre outras que contam as conquistas, perseverança e ousadia daqueles que nunca se deixaram silenciar. Além disso, ambos os modelos recebem, no centro do peito, um “patch” de um cabelo Black Power com a frase “É a Coroa” estampada em todo o desenho, inspirada pela icônica frase de Babu Santana, torcedor do Flamengo e um símbolo do ativismo racial.
“Importante demais ver uma ação que homenageia homens e mulheres negras que ajudaram a construir a maravilhosa história do futebol brasileiro. A luta contra o racismo, também é, evitar o apagamento da história de atletas que com seus talentos tornaram o futebol brasileiro não só vencedor, mas também lembrado por ser algo mágico. Que nossos meninas e meninos conheçam as histórias daqueles que encantaram o Brasil e o mundo, e que essa homenagem visa reforçar toda a contribuição que negros e negras trouxeram ao futebol brasileiro“, comenta Marcelo Carvalho, idealizador do Observatório Racial do Futebol.
Além do conceito criativo dos uniformes que ressalta a inserção do negro no futebol brasileiro e toda sua trajetória como forma de manifestação contra o racismo, a camisa conta com as três listras adidas e o escudo de cada time para completar o design do lançamento.