Para chamar a atenção da sociedade para doação de órgãos, a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) lança uma campanha que comemora os aniversários da nova vida de pacientes transplantados – exatamente no mês do Doador de Órgão.
O “Projeto Renascimento” mostra que os doadores não oferecem apenas um órgão, mas um recomeço. O Dr. Lucio Pacheco, presidente da ABTO, relembra uma frase dita pelo Papa João Paulo II: “A doação de órgãos é o maior gesto de amor ao próximo que se pode fazer”. Idealizada pela agência Publicis, com apoio da Sanofi, a campanha promoveu três festas surpresas para três pessoas que sobreviveram graças ao transplante de rim: a jovem Ariel, de 17 anos, a menina Kauany, de 9, e Moacir, de 72. O registro dessas comemorações pode ser visto no site no qual são esclarecidas dúvidas em relação à doação de órgãos e onde ainda é possível imprimir um certificado de “renascimento”.
O vídeo mostra Ariel, Kauany e Moacir comemorando os aniversários de nova vida com os amigos, as famílias e os parentes dos doadores e ganhando uma certidão de Renascimento. O webfilm dará origem a um documentário. “Todos comemoram o dia do nascimento. Mas graças à doação de órgãos, alguns comemoram o dia no Renascimento”, é o conceito da ação.
Para ser doador no Brasil, basta que a pessoa avise a sua família. Apesar de a intenção de doar ser alta no País, dados recentes da ABTO mostram que a taxa de não autorização familiar para a doação de órgãos permanece elevada (cerca de 46%).
Assista ao vídeo da campanha no link: https://youtu.be/vSGBh5RbeME.