Na última quinta-feira (29), quem cruzou a cidade de São Paulo foi surpreendido com jardins de verdade em abrigos de ônibus e relógios de rua espalhados pela capital, são os chamados Relógios e Abrigos Vivos. A ação é da vodka premium Absolut, que após criar o Jardim Vertical no Minhocão, com a proposta de transformar o centro degradado de São Paulo, agora quer disseminar e expandir esta transformação entre os paulistanos.
São 64 pontos especiais em relógios de rua, sendo que 10 deles foram transformados em jardins verticais com flores e plantas selecionadas com o objetivo de filtrar os poluentes da maior cidade do país. Além disso, as avenidas Paulista e Faria Lima que juntas somam, aproximadamente, 8 quilômetros de extensão, serão transformadas por 36 abrigos de ônibus, sendo seis deles (três em cada avenida) com plantas e flores de verdade.
“Absolut acredita que as pessoas têm o poder de transformar o hoje para, assim, criar um futuro novo e melhor através da criatividade. E o Jardim Vertical por Absolut é uma maneira de trazer o conceito à tona, de mostrar essa crença da marca em um projeto concreto, que pode impactar positivamente a vida de muitas pessoas. Agora com os relógios e abrigos de ponto de ônibus vivos, queremos disseminar o conceito ‘Transform Today’ por São Paulo e convidar os paulistanos a conhecerem o Jardim Vertical, que foi instalado no coração da capital e que já trouxe uma série de benefícios para o entorno do Minhocão.”, afirma Rafael Souza, Grouper das marcas Premium da Pernod Ricard.
O Jardim Vertical por Absolut foi instalado em um dos edifícios no entorno do Minhocão, conhecido por sua engenharia bruta e pelo impacto na paisagem do centro. A proposta é transformar uma das áreas mais movimentadas e cinzentas da capital. Toda a instalação, de 220m², foi desenvolvida pelo Movimento 90°, precursora dos jardins verticais em grandes centros do Brasil. Além de transformar o contexto urbano, o projeto atua como filtro de gases poluentes, isolante térmico e acústico, contribui para aumentar a umidade do ar e a biodiversidade e transforma a estética da cidade. Segundo o estudo divulgado pela Universidade de Birmingham, o jardim pode reduzir em até 30% a poluição no entorno do projeto. Além de levar área verde ao local, o projeto também oferece uma exposição de arte, a céu aberto, desenvolvida pelos alunos da Escola São Paulo em parceria com Absolut.