A Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e o Instituto Ayrton Senna uniram-se aos cartórios de notas paulistas, representados pelo Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP), para lançarem a campanha “Legado Solidário”.
O projeto visa estimular a população a utilizar o testamento público, lavrado nos cartórios de notas, para deixar parte de sua herança a instituições filantrópicas e incentivar as pessoas a pensar em planejamento sucessório.
Segundo dados da Censec, banco de dados dos notários, todos os anos, os tabelionatos brasileiros lavram aproximadamente 30 mil testamentos, sendo que São Paulo é responsável por praticamente um terço de todos os atos no território nacional. “O testamento público é o instrumento jurídico mais adequado para que as pessoas tenham a certeza que as vontades delas serão cumpridas quando não estiverem mais presentes. Respeitando as previsões dispostas nas leis de sucessões, os usuários podem dispor do quanto quiserem para importantes causas que ajudarão no desenvolvimento do País. Além disso, vale destacar que o testamento é um ato sigiloso, ou seja, evita possíveis desavenças familiares”, ressalta Andrey Guimarães Duarte, presidente do CNB/SP.
O superintendente geral da AACD, Valdesir Galvan, reconhece a importância do projeto e enxerga como uma oportunidade diferenciada de buscar recursos importantes para a continuidade dos atendimentos oferecidos pela Instituição. “Estamos estimulando a sociedade a criar o hábito da doação, deixando parte do seu legado a instituições sérias, desenvolvendo a consciência social entre seus familiares”.
Já o Instituto Ayrton Senna destaca a importância da parceria. “Um dos objetivos do nosso trabalho diário é despertar na população a importância de que se engajem em causas fundamentais para o Brasil. A iniciativa do Colégio Notarial está totalmente alinhada com essa meta, e tenho certeza de que é um primeiro passo para, juntos, criarmos uma cultura de legado solidário no País”, afirma Samira Miguel, gerente executiva do Jurídico do Instituto Ayrton Senna.
Confira o filme da campanha: