Para atrair um público mais diverso para a 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível – realizada pela Fundação Bienal de São Paulo entre os dias 6 de setembro e 10 de dezembro, a DOJO, agência oficial da exposição, apresenta a campanha com o conceito “O ponto de encontro de todos os pontos de vista”, com a linguagem POV (Point of View).
Indo muito além da trend difundida nas redes sociais, o conceito e a estratégia partiram de uma pesquisa comportamental desenvolvida pela Koga, unidade de estudos da agência, para entender a relação da Geração Z e de pessoas das classes C e D com o consumo de arte e cultura.
“Chegamos ao insight de que arte e cultura não são apenas para contemplar, e sim para participar. Assim, buscamos exaltar aquilo que todo mundo tem, que nos define como indivíduos e pode nos conectar como sociedade: o ponto de vista único de cada um. E trouxemos ele para criar uma edição interativa”, comenta Rodrigo Toledo, COO da DOJO.
Com o objetivo de aplicar o conceito na prática, a campanha traz várias execuções em que o POV é utilizado para retratar os pontos de vista das mais diversas pessoas que estarão presentes na 35ª Bienal. Dentre as iniciativas realizadas, destacam-se ações com criadores diversos, Midia Exterior e peças digitais, além de um filme produzido pela produtora Iconoclast, com roteiro do time da DOJO, que traz uma linguagem moderna e inovadora para o evento.
Para José Olympio, presidente da Fundação Bienal de São Paulo, a campanha reflete exatamente o que a Fundação mais deseja no momento: se aproximar de um público cada vez mais plural. “A campanha da DOJO é um sucesso porque compreende que não somos apenas um evento, mas sim uma realização conjunta e aberta a todos. Sem os visitantes, não teríamos razão de existir. Esse ponto de vista, tão comum nas redes sociais, se torna quase um manifesto aqui. É um convite para que todos venham apreciar esta exposição, que faz parte da história do nosso país e coloca a cidade de São Paulo como um farol de arte para o mundo.”
35ª Bienal de São Paulo
6 de setembro – 10 de dezembro
ter, qua, sex e dom, 10h – 19h (última entrada às 18h30)
quinta e sábado, 10h – 21h (última entrada às 20h30)
Entrada gratuita
Av. Pedro Álvares Cabral, s.n. – Parque Ibirapuera, Portão 3 | Pavilhão Ciccillo Matarazzo |São Paulo, SP, Brasil.
Confira o vídeo:
FICHA TÉCNICA
CLIENTE: FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO
TÍTULO: TRAGA SEU PONTO DE VISTA
PRODUTO: 35ª BIENAL DE SÃO PAULO CCO: THIAGO BARONCOO: RODRIGO TOLEDO
CREATIVE DIRECTOR: FERNANDO BARTOLO
COPYWRITER: LEANDRO NEVES
ART DIRECTOR: HENRIQUE PORTO
EXECUTIVE PRODUCER: PAULA POÇAS
HEAD OF CLIENT SERVICES: ISABEL RUDGEACCOUNT: BEATRIZ RODRIGUES / NATHALIA FERREIRA / LAÍS SOUZA
MEDIA DIRECTOR: ANDRÉIA LEIDA
MEDIA: JOÃO FERREIRA / LEANDRO MARCO / JESSICA LIBÓRIO / ALINE SILVA
STRATEGY DIRECTOR: RITA BRAGA STRATEGY: BRUNO PERAZIO / BARBARA COPPOLADATA STRATEGY: DEBORA PONTES / BRUNO BINOTO
CREATORS DIRECTOR: JULIANA MUNCINELLICREATORS: CAROLINE LIMA / CAROLINE CAÑELLAS / GIULIANA SIMAS
STUDIO: IGOR BERCK / REBECA MASSA / DIEGO SILVA / LUCAS OLIVEIRA / GABRIEL FERRARI / GIULIANO LARUCCIA / HUGO ROMERO / ADRIANO PACIELLO
PRODUTORA DE IMAGEMPRODUTORA: ICONOCLAST
DIREÇÃO DE CENA: NICO MASCARENHAS
PRODUTOR EXECUTIVO: PITY LIEUTAUD
PRODUTOR EXECUTIVO: HENRIQUE DANIELETTO
PRODUCER: CAROLINA GUERRA E SILVA FONTES
DIR. FOTOGRAFIA: VINICIUS DE ANDRADE (MLK BRUTAL)
ELENCO: ANA HELEN CAMPOS CASSIANO DOS SANTOS / BENI BLAZQUEZ / DOUGLAS CONSTANTE SILVINO / GIO FERREIRA / MARIANA LACORTE ALVES
PRODUTORA DE ÁUDIO
TRILHA SONORA ORIGINAL: DIOGO POÇAS
TRILHA SONORA ORIGINAL: LEONARDO MENDES
EDIÇÃO E MIXAGEM: ESTÚDIO PLUG-IN
LOCUTOR: CRIS BOTARELLI
APROVAÇÃO/CLIENTE: JOSÉ OLYMPIO DA VEIGA PEREIRA / LUIZ LARA / MAGUY ETLIN / ANTONIO LESSA / CAROLINE CARRION / FELIPE GOMES