Coca-Cola FEMSA Brasil lança programa de educação ambiental para jovens

Com o objetivo de disseminar a importância da preservação ambiental entre os jovens, a Coca-Cola FEMSA Brasil lança, neste mês, o programa “Minha Galera Faz Eco”, em Minas Gerais. O tema da primeira edição, que terá início no primeiro semestre de 2016, é “Água”. Além do ambiente escolar, a meta é divulgar o conteúdo para a população das cidades de Brumadinho, Itabirito, Moeda e Nova Lima. A ação conta com parceria do jornal “Estado de Minas”.

“Nosso objetivo é o de sempre fomentar nas comunidades e nos jovens a importância de atitudes sustentáveis. Com isso, o programa reforça nosso compromisso com a questão socioambiental; se cada um fizer a sua parte, podemos construir um mundo melhor”, declara a gerente de Comunicação Externa e Sustentabilidade da empresa, Ana Flavia Rodrigues.

Para o lançamento e apresentação do programa, será realizado, no dia 26 de novembro, um workshop com representantes das escolas: diretores, coordenadores pedagógicos ou professores indicados. Durante o evento, que será realizado na fábrica da Coca-Cola FEMSA Brasil em Itabirito, eles terão oportunidade de conhecer melhor a proposta pedagógica do “Minha Galera faz Eco”.

Os alunos participantes deverão elaborar um case com o objetivo de gerar benefícios diretos ao meio ambiente – incluindo questões de economia, reutilização ou recuperação de fontes de água – com impactos positivos na comunidade, município ou Estado. Eles contarão com um tutor on-line, que responderá as dúvidas e dará suporte ao desenvolvimento do projeto, oferecendo base pedagógica voltada à conservação ambiental e ao tema (artigos, reportagens, vídeos, fotos e links).

O “Minha Galera faz Eco” terá também desafios relacionados ao tema sustentabilidade, como o “Ecoquiz”, em que as equipes respondem diversas perguntas e podem conquistar medalhas virtuais, de acordo com a pontuação atingida. Ao final do concurso, as medalhas darão direito a prêmios. Como os jovens estão sempre conectados ao mundo virtual, no desafio “Sustentaselfie” eles deverão postar fotos realizando alguma atividade sustentável. Semanalmente, será escolhida a melhor postagem, que receberá pontuação extra.

Durante uma cerimônia, prevista para junho de 2016, haverá anúncio da equipe campeã e premiação das finalistas. A avaliação das propostas será feita com base na criatividade, impacto/potencial de alcance do projeto, engajamento dos alunos e replicabilidade. A coordenação técnica do “Minha Galera faz Eco” ficará a cargo da bióloga e professora Anna Thereza Ferreira, especialista em gestão ambiental e mestre em ciências do solo.