As agências AKQA e Grey, do Grupo WPP, estão se unindo para formar o Grupo AKQA. A Grey é conhecida por sua narrativa criativa e construção de marca global em escala, enquanto a AKQA é celebrada mundialmente por sua atitude inovadora e design. Com a crescente demanda por transformação digital, a combinação criará uma nova e poderosa proposta para os clientes como uma empresa líder em soluções criativas com presença mundial.
O Grupo AKQA terá 6.000 pessoas em mais de 50 países e uma carteira de clientes de primeira linha que inclui mais da metade dos top 20 da Fortune 500. Ele fornecerá uma gama completa de recursos de experiência de marca em todas as plataformas de comunicação, fortalecendo as habilidades e serviços de ambas as empresas para clientes.
O fundador da AKQA, Ajaz Ahmed, e o CEO da Grey Worldwide, Michael Houston, trabalharão juntos na liderança do novo Grupo. Ahmed torna-se o CEO e Houston será o presidente global e diretor de operações do Grupo AKQA. O Grupo AKQA fará o lançamento com as marcas AKQA e Grey, que serão integradas ao longo do tempo em uma única empresa com base nas necessidades do cliente e do mercado. A equipe de gestão e liderança criativa serão anunciadas nas próximas semanas, incluindo líderes de AKQA e Grey.
AKQA e Grey têm culturas criativas compatíveis e compartilham a no poder da criatividade. Juntos, eles ganharam quase 600 leões em Cannes na última década. As duas agências têm escalas de clientes complementares e não competitivas. O Grupo AKQA combinado terá experiência nos setores de mídia, entretenimento e tecnologia, bem como produtos, saúde e serviços financeiros.
“Nosso objetivo é expandir horizontes, combinando a curiosidade, ambição, imaginação e espírito pioneiro de uma startup com o alcance de uma empresa global. Esta é uma oportunidade incomparável para AKQA e Grey darem vida aos nossos ativos compartilhados em uma empresa moderna e gerida de forma criativa, com base em nosso trabalho inspirador e útil para criar valor para nossos clientes, pessoas e comunidades” fala Ajaz Ahmed .
Michael Houston completa: “Esta nova parceria começa com o que os consumidores esperam, o valor do cliente e as marcas precisam. Formar uma nova empresa que pode entregar ideias que estimulam a cultura por meio da tecnologia em velocidade e escala é uma proposta potente para nossos clientes, grandes e pequenos, e nos permitirá oferecer as soluções criativas mais poderosas do setor ”.
Mark Read, CEO da WPP, disse: “Nossos clientes desejam uma criatividade excepcional, impulsionada por expertise em tecnologia e entregue em escala global. Esta nova empresa foi projetada precisamente para atender a essas necessidades e é mais um passo importante na construção de nossa oferta voltada para o futuro”.
Grey, nomeada uma das empresas mais inovadoras da Fast Company, tem a confiança global de clientes, desde as startups até as principais multinacionais e agências governamentais. Nos últimos cinco anos, a agência recebeu os maiores elogios da indústria por eficácia criativa, incluindo: Adweek Global Agency of the Year (duas vezes), Grand Effie, Effie Agency of the Year e agência do ano em Cannes Lions com 395 leões. A Grey tem como clientes muitas das maiores empresas farmacêuticas e de saúde do mundo.
AKQA, reconhecida pelo pioneirismo digital e inovação criativa, ganhou mais de 60 prêmios de Agência do Ano; liderou a avaliação independente do Global Marketing Agencies por três anos consecutivos; liderou a avaliação quantitativa e qualitativa da IDC em Customer Experience Design; ganhou dois Grand Prix no mais recente Festival de Cannes Lions; foi nomeado pela Fast Company como o Melhor Local de Trabalho para Inovadores; e alcançou um histórico consistente de crescimento desde sua fundação.
A mudança segue a combinação bem-sucedida de outras agências WPP para criar a Wunderman Thompson, VMLY & R e BCW, que estão entre as empresas de melhor desempenho da WPP, atendendo às necessidades dos clientes por soluções mais integradas, criativas e baseadas em tecnologia.