O Women Economic Forum, realizado pela primeira vez no Chile, premiou os líderes do McCann Worldgroup da América Latina por sua contribuição à iniciativa e seus esforços contínuos para promover o desenvolvimento e o posicionamento das mulheres na sociedade. Desta forma, Fernando Fascioli, Presidente Regional do MW, recebeu o prêmio “Líder Empresarial de Referência pela Equidade”; enquanto Maribel Vidal, presidente do Women Leadership Council da empresa, recebeu o prêmio “Mulher Icônica Criando um Mundo Melhor para as Mulheres”.
Constanza Prats, diretora da instância internacional, destacou a trajetória de ambos e disse que “entender o papel que o marketing e a publicidade podem desempenhar para o avanço em termos de inclusão, gênero e diminuir as brechas em relação à participação feminina foi um dos aspectos mais interessantes do evento. Fernando e Maribel têm uma trajetória marcante neste assunto, queríamos destacar esse fato e esperamos que o caminho deles sirva de exemplo para agregar mais aliados a estes desafios.”.
Sob a liderança de Fernando, o Women Leadership Council da América Latina foi criado no McCann Worldgroup e é o primeiro no mundo a assinar os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEP) com a ONU Mulheres. Além disso, o conselho integra o He For She – movimento global em favor da igualdade de gênero promovido pelas Nações Unidas – e seu trabalho em prol da igualdade foi reconhecido em 2019 com o prêmio “El Inspira” pela Rede de Mulheres da Alta Administração do Chile.
A cerimônia foi realizada online e, durante a premiação, Fernando Fascioli afirmou que “o desenvolvimento econômico sustentável depende da nossa capacidade de abraçar a diversidade como motor do progresso e do bem-estar social. Mulheres mais empoderadas, com mais presença nos espaços de tomada de decisão, criarão mais valor. A indústria criativa e de marketing hoje tem uma grande tarefa, porque o conteúdo que apresenta impacta a cultura de forma consistente e significativa. Na McCann Worldgroup, acreditamos que levar adiante essas questões é responsabilidade de todos, todos os dias. Está em nossas mãos evitar preconceitos, derrubar estereótipos e construir histórias onde a inclusão e a diversidade sejam protagonistas de realidades melhores. Recebo esse reconhecimento com humildade e também me comprometo a garantir que essas premiações não sejam mais necessárias porque a equidade passe a ser a norma.”.
Já Maribel Vidal, que dentro de sua carreira foi escolhida em 2019 pela revista Adweek entre as 41 Mulheres Pioneiras por seu compromisso em quebrar barreiras e abrir novas oportunidades para outras pessoas, comentou que incentivos desse tipo “são um estímulo que reflete que, muito embora ainda tenhamos um longo caminho a percorrer, estamos no caminho certo. É hora de agir, temos a oportunidade de nos envolvermos para mudar o mundo. Esperançosamente, iniciativas como o WEF aceleram a conscientização sobre as mudanças das quais precisamos.”.