A WMcCANN reforça sua cultura de dados, digital e performance com a promoção de dois especialistas. Mariana Santos assume como Head de Digital e Performance, enquanto Vinicius Hamburgo passa a ser Head de Dados. As áreas trabalham 100% integradas e se reportam à VP de Mídia, Andreia Abud.
Mariana é reconhecida por ajudar marcas a impulsionarem seus resultados digitais. Essa é sua segunda passagem pela WMcCANN – antes, esteve à frente da estratégia de mídia omnichannel na Thrive, unidade dedicada às marcas da Nestlé. Depois, do outro lado do balcão, atuou na própria Nestlé como Digital Transformation Marketing Manager na unidade de negócios de Purina. Em 2023, retornou à agência para comandar a mídia de contas como Seara, Nestlé e Sam’s Club. No último ano, estruturou um hub 100% digital para a Nestlé, lançou um núcleo de retail media e liderou a maior Black Friday da história da marca. Hoje também lidera os hubs de performance de GM e um performance hub que suporta a operação digital com excelência operacional em diversas marcas da agência.
A profissional com mais de 12 anos de experiência em mídia ainda conta com passagens por agências como J. Walter Thompson e Lew’Lara\TBWA, tendo trabalhado para clientes como Coca-Cola, Nissan, Pernambucanas, Shell e Droga Raia. “Hoje, contamos com um time totalmente treinado na metodologia ágil para otimizar processos e fortalecer a cultura de que performance não se resume ao fundo do funil. Temos números e KPIs a perseguir em todas as etapas”, comenta Mariana.
Já Vinicius Hamburgo é formado pela PUC, com MBA na ESPM, e acumula mais de 19 anos de experiência em startups unicórnio, como Gupy e CargoX. Liderou a adoção de metodologias ágeis entre as equipes de dados, além do desenvolvimento do banco de dados e incorporação de novas tecnologias para garantir maior escalabilidade, segurança e desempenho, permitindo que todos da agência aproveitem ao máximo o potencial dos dados para embasar decisões de negócio. “Com a implementação de metodologias ágeis e o fortalecimento do desenvolvimento de banco de dados, buscamos reforçar nosso compromisso com a eficiência operacional e a geração de insights estratégicos. Tem uma frase que eu gosto muito, que é: nem todas as empresas são de dados, mas todas serão”, afirma Vinicius.
O time de 40 especialistas em dados está organizado em quatro pilares essenciais: Engenharia de Dados, garantindo eficiência operacional; Social Media, impulsionando engajamento; Analytics, convertendo dados em estratégia; e Inteligência de Mercado, identificando oportunidades para campanhas mais eficazes.
A estrutura é sustentada por um datalake que viabiliza dados de mídia, mercado e negócio. Um ecossistema de dados eficiente fundamentado em boas práticas que garantem organização, integração, segurança e insights estratégicos e funciona como um motor analítico, facilitando a criação de dashboards interativos, modelos de machine learning e inteligência artificial. Para garantir a excelência operacional, a estrutura conta com uma mesa de implementação digital, responsável pela governança dos processos e pela aplicação das melhores práticas em análise e ativação de dados.