A W3haus, agência de comunicação do NonConformity Group, holding dos sócios Tiago Ritter, Chico Baldini e Alessandro Cauduro. A empresa, que desde o ano passado possui uma vice-presidência de Conteúdo – ocupada por Larissa Magrisso, anuncia mais uma novidade nesta área. A partir de agora, a executiva também passa a responder pelo comando criativo, atuando como Vice-Presidente de Criação e Conteúdo.
Larissa, que também é sócia da agência, conta que a mudança foi um caminho natural. “Historicamente, nossos melhores trabalhos são aqueles em que não sabemos dizer exatamente o que é conteúdo e o que é criação. Criamos e executamos juntos”, afirma. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ela conta com experiência em redações, tendo sido editora do jornal Zero Hora e do portal Terra, e chegou à W3haus em 2009. Em 2010, foi a responsável pela implantação da área de Conteúdo dentro da agência. Por conta de sua trajetória na agência, ela foi escolhida Profissional do Ano de Conteúdo, em 2015, pelo Prêmio Share.
A partir de agora, tendo as duas equipes sob sua batuta, passa a ser responsável por um time de 64 pessoas, sendo 30 em Porto Alegre e 34 em São Paulo. Serão mantidos os núcleos diferentes de Criação e Conteúdo, já que a mudança será prioritariamente no comando e não na estrutura. Mas, é claro que a troca na liderança traz novidades. Entre elas o aumento da participação dos Community Managers no processo criativo, levando insights a partir de dados de plataformas de social listening, influenciadores e novidades em tempo real para a criação de campanhas, conteúdo e ações.
Além disso, Diretores de Criação e Heads de Conteúdo se aproximam em busca da melhor solução para cada trabalho, tanto no que diz respeito aos caminhos criativos quanto pensando na melhor forma de tornar cada peça ou ação relevantes para o consumidor. “Queremos valorizar uma visão que é nossa desde sempre: a da comunicação que gera conversa e resultado, focada no olhar da pessoa real. Criar algo que o consumidor procuraria ou pararia para ver, que faz diferença no seu momento, e não apenas uma interrupção”, diz a VP de Criação e Conteúdo.
O CEO da W3haus, Tiago Ritter, ressalta que, com a mudança na forma com que pessoas e as marcas se relacionam, a comunicação idealizada e aspiracional perdeu a força que tinha em tempos de comunicação de uma via só. “O digital transformou a conversa e a utilidade em protagonistas desse novo momento de relação. Não basta causar uma boa primeira impressão, as marcas precisam pensar na relação a longo prazo e isso só acontece com muita troca, confiança e transparência”, analisa Ritter.
Larissa conta que, quando ainda era responsável apenas pelo Conteúdo, reforçava para sua equipe que a missão era ‘defender quem está do outro lado da tela’. “Esse sempre foi o mote e a ideia é que, a partir de agora, seja cada vez mais absorvido pela criação também. Tudo isso sem deixar de lado a criatividade, o ineditismo, a magia que se espera da publicidade. A busca será sempre pelo equilíbrio”, diz.
Também está em seus planos a ampliação da rede de conexões da empresa, em busca de parcerias estimulantes. A ideia é conectar-se com pessoas que já tenham iniciativas e conteúdos relevantes e inovadores em suas áreas e que teriam potencial de fazer ainda mais diferença caso tivessem maior visibilidade – o que aproximação com algumas marcas pode trazer. “Colocar uma profissional premiada que é referência na área de conteúdo como líder também da criação é reforçar que esse é o caminho que a W3haus acredita e está trilhando para seus clientes”, pontua o CEO da agência.