Pitanguy ficará baseado em Nova York e se reportará diretamente a CCO global Debbi Vandeven, operando também como líder criativo global para Coca-Cola.
Ele mantém cargo de coCCO da agência do Brasil, ao lado de Sleyman Khodor, que também é promovido.
A VMLY&R anuncia a promoção de Rafael Pitanguy a Deputy Global CCO. Na recém-criada função, ele trabalhará diretamente com a CCO global Debbi Vandeven e terá entre as suas principais responsabilidades liderar a criação para a conta de Coca-Cola. Em paralelo, Pitanguy segue à frente das áreas de criação e produção da unidade brasileira, atuando junto a clientes como Vivo, Via, Colgate, Dell e Visa, agora em parceria com Sleyman Khodor, que antes era diretor-executivo de criação e acaba de ser promovido a coCCO no país.
“A promoção do Pitanguy reflete o forte impacto que a cultura criativa do Brasil tem na VMLY&R em todo o mundo. Neste novo momento, ele ampliará o intercâmbio de ideias entre a rede e o país, oxigenando ainda mais as entregas aos nossos clientes com tendências e insights internacionais. Ao mesmo tempo, fará dupla com Sleyman Khodor, que é uma dos criativos mais brilhantes do mercado, um profissional realmente completo, seja quando pensamos em criatividade ou em gestão”, comenta Fernando Taralli, CEO da VMLY&R Brasil.
“Rafa tem sido celebrado nos mais respeitados palcos globais por sua habilidade de impulsionar nossa agência e as marcas com as quais trabalhamos a fazerem um trabalho positivo e de alto impacto, tanto para os negócios quanto para o mundo. Essa promoção é uma prova da liderança e visão criativa que ele traz para tudo o que faz. Estamos felizes de poder celebrar seu contínuo crescimento com a VMLY&R”, afirma Debbi Vandeven.
Com mais de 20 anos de trajetória, Rafael Pitanguy chegou à VMLY&R (então Y&R) em 2016 e desde então transformou a agência em uma das principais referências criativas do Brasil e do mundo. Em 2022, a VMLY&R Brasil teve o case mais premiado do país no Festival de Cannes (Los Santos + 3º para o Greenpeace) e foi eleita pela segunda vez consecutiva uma das Agências do Ano no Festival – neste ano, na trilha Entretenimento.
Um ano antes, ganhou o primeiro Grand Prix de Glass da história do Brasil (com o case Eu Sou, para Starbucks) e foi eleita Agência do Ano na trilha For Good (de Impacto Social) de Cannes. Ainda em 2021, a VMLY&R Brasil foi eleita Agência do Ano no Effie Brasil, ganhou o Grand Effie, o Profissionais do Ano da Rede Globo, o GP do Clube de Criação (Estrela Preta) e o Youtube Works.
Além de liderar o time de criação nessas conquistas, Pitanguy também abriu espaço para importantes iniciativas de diversidade na agência. Todos esses resultados e ações o levaram a ser eleito pelo Meio & Mensagem um dos 10 Profissionais de Comunicação do Ano.
Formado pela PUC/Rio em Publicidade e Propaganda, e pela UERJ em Letras e Literatura, Pitanguy foi vice-presidente de criação da Africa, trabalhou na TBWA e na Fischer de Portugal. Ao longo de sua carreira, já atuou com alguns dos mais importantes anunciantes como Vivo, VISA, Via, Colgate, Ambev, Itaú, Santander e Dell. Em paralelo à publicidade, atua como roteirista e já teve um longa pré-selecionado pelo Sundance Festival. Ele também dá aulas na Miami Ad School e integra o Board do Conar.
Com mais de 20 anos de trajetória, Sleyman Khodor já trabalhou com grandes anunciantes nacionais e globais – como Brahma, Budweiser, O Boticário, Itaú, Santander, Unilever, Johnson & Johnson, Nissan, Marisa, Vivo, Claro e Oi – e conquistou os principais prêmios do mercado, entre eles, Leões em Cannes, Grand Effie, D&AD, One Show e Profissionais do Ano.
Sleyman construiu a sua carreira nas maiores agências do país: foi redator da Africa, JWT (hoje Wunderman Thompson), AlmapBBDO e Talent Marcel, onde virou diretor de criação. Em 2020, assumiu a liderança criativa da Lew´Lara\TBWA, se tornando um dos nomes-chave do processo de transformação da agência. Em março deste ano, chegou à VMLY&R como diretor-executivo de criação e agora assume o desafio de se tornar coCCO da agência, comandando um time de mais de 125 profissionais de criação e produção.