Neste mês de outubro, a VMLY&R Brasil lança oficialmente o PAR, programa de equidade racial que tem como foco a formação de lideranças e a ampliação do número de profissionais negras e negros na agência. Elaborado pela área de Diversidade, Equidade e Inclusão da VMLY&R, o PAR vai aplicar a metodologia do Projeto GOMA, iniciativa do Conselho de Clientes do Facebook, lançada em agosto.
O PAR é formado por dois módulos: programa de estágio e formação de lideranças. O primeiro conta com a parceria do grupo Publicitários Negros e vai mapear estagiários que podem integrar todas as áreas da agência. Os estagiários contarão com um programa de mentoria, com a participação de profissionais da VMLY&R, e um curso de dois meses, no qual serão apresentados à rotina da agência e a conteúdos relacionados a suas áreas de interesse. Ao todo, os estagiários que fazem parte do programa deverão representar 40% do total de estagiários da agência. O chamamento para o programa de estágio, com acesso ao curso e à mentoria, ocorrerá em dezembro pelas redes sociais da agência e dos Publicitários Negros.
Já a etapa de formação de lideranças contará com uma mentoria de aproximadamente seis meses ministrada pelas lideranças da VMLY&R Brasil. Os participantes serão selecionados internamente por um sistema de avaliação e identificação de potencialidades, que terá início no próximo mês e irá contar com o suporte da gestão do departamento de RH da agência. Ao final do processo, estarão aptos para serem alçados a posições de gestão dentro da estrutura da VMLY&R Brasil, ampliando o número de lideranças negras na agência.
“A intenção é que o PAR tenha periodicidade anual e seja uma política consistente e constante, pensada com base em métricas e intencionalidade de ampliar a equidade racial dentro da VMLY&R Brasil. Alinhado com o propósito da agência de criar marcas conectadas, o programa se conecta a uma demanda da sociedade, que pede mais que apenas aumentar o número de negros e negras nos times. É preciso que estejam também em cargos de liderança, contribuindo nas tomadas de decisão e na criação com ações socialmente coerentes e responsáveis”, comenta Valerya Borges, diretora de Diversidade, Equidade & Inclusão da agência.
O PAR nasce como uma resposta ao último censo realizado na agência e também como uma ação focada no negócio e no mercado. Pesquisas apontam que empresas mais diversas, com maior equidade racial, são ambientes melhores para se trabalhar. Em um país em que a população negra é maioria, nós, que fazemos parte da indústria da comunicação, temos que trabalhar para que o mercado seja cada vez mais um reflexo da sociedade. Buscar a transformação de nossas empresas vai refletir em nossos trabalhos, vai nos tornar parceiros melhores para nossos clientes, vai fazer com que tenhamos entregas mais coerentes e próximas do consumidor.