Na última quinta-feira (29), mais de 2.500 colaboradores da VML, em 28 países, participaram da ação anual de voluntariado da rede: o VML Foundation Day, que está em sua 12ª edição. No Brasil, em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), a agência capacita promotores de justiça a utilizarem os recursos de live videos, do Facebook, para disseminarem nas redes sociais causas importantes para a população junto às mais variadas instâncias públicas. São ações que envolvem temas como violência contra a mulher, pessoas desaparecidas, patrimônio público, saúde pública, educação, justiça restaurativa, inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e acessibilidade em escolas, meio ambiente e segurança pública.
“Contar com a expertise de profissionais tão talentosos como os da VML é um privilégio. O Ministério Público faz um trabalho que muitas vezes não chega ao conhecimento da opinião pública, especialmente dos jovens. Aprender a lidar com as ferramentas da comunicação digital vai ajudar bastante a divulgar o trabalho dos promotores de Justiça em todo o Estado”, afirma o Procurador-Geral de Justiça do MP-SP, Gianpaolo Smanio.
Para receber o treinamento da agência, grupos de agentes públicos receberam os colaboradores na sede do MP-SP na capital paulista e, também, em cidades como Guarujá, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Taquaritinga, Mogi das Cruzes e Barueri. Na ocasião, os vídeos produzidos serão veiculados ao vivo nos perfis dos promotores e publicados no Facebook, para atingir um público maior de pessoas.
Para Fernando Taralli, presidente da VML, a ação utiliza o know how da agência e o poder viral das redes sociais para promover a discussão de assuntos que nem sempre ganham espaço e visibilidade de forma geral na mídia.