A VML Brasil anuncia a contratação de Eduardo Marques como seu novo Chief Creative Officer. Com mais de 25 anos de carreira e mais de 400 prêmios internacionais, incluindo 52 Leões em Cannes (dos quais 4 Grand Prix), Eduardo retorna ao Brasil após 13 anos liderando a criação de grandes agências globais na Europa e Estados Unidos. Seu último posto foi de CCO do Publicis Groupe na Europa, baseado em Amsterdã.
Reconhecido como um dos profissionais mais talentosos da indústria criativa global, Eduardo figurou na prestigiada lista “40 under 40” da Ad Age em 2017 e foi eleito um dos 30 profissionais mais criativos da publicidade pela Business Insider em 2016. Recentemente, esteve no ranking global de top 10 CCOs do The Drum em 2021 e 2022.
Marques é um dos criativos por trás de campanhas icônicas como “Moldy Whopper” para Burger King, “Real Life Series” para IKEA, “Boost Your Voice” e “Unfairy Tales” para UNICEF, entre outras. Além dos Leões em Cannes, seu trabalho já foi reconhecido com um Black Pencil e 20 Lápis no D&AD, 42 Clios (incluindo 6 Grand Clios) e 48 One Show Pencils.
“Trabalho com o objetivo de usar a criatividade de forma que dialogue com a cultura e inclua diferentes pontos de vista e trajetórias. Acredito que isso gera resultados reais para os negócios dos nossos clientes. Estar na VML é uma grande oportunidade de colocar isso em prática, junto a um time forte, clientes que topam arriscar e uma visão de agência que olha para toda a jornada do cliente, sempre com a criatividade no centro”, diz Marques. “Ter vivido em quatro continentes ao longo de 13 anos fora do Brasil me fez enxergar algo muito claro: é a mistura de talentos, histórias e visões de mundo que permite criar coisas novas e poderosas. Agora, de volta ao Brasil, estou ainda mais motivado a liderar com a paixão criativa brasileira, mantendo sempre um olhar aberto e renovado.”
Karina Ribeiro, CEO da VML Brasil, comenta a chegada do novo líder criativo: “A contratação do Eduardo representa um marco importante para a VML Brasil. Sua vivência global, combinada com seu talento extraordinário e a paixão pela criatividade brasileira, será fundamental para elevarmos ainda mais o nível do nosso trabalho. Estamos construindo uma VML que une o melhor do que temos para oferecer: a criatividade e relevância cultural local com a escala e integração de uma rede global sempre com agilidade e eficiência, entregando aos nossos clientes o melhor trabalho”.
Para Debbi Vandeven, CCO global da VML, a chegada de Marques irá reforçar o papel central que o escritório representa para a rede. “A criatividade brasileira motiva nossa rede global, e com Marques liderando a frente criativa, não tenho dúvidas de que São Paulo continuará sendo uma fonte vibrante de inspiração. Estou animada para ver como sua liderança elevará o trabalho da VML, tanto localmente quanto globalmente, entregando aos nossos clientes ideias ainda mais impactantes e centradas nas pessoas.”
Eduardo também compartilha sua visão sobre o futuro da criatividade na agência: “A VML tem justamente esse poder: unir disciplinas, talentos, inovação e dados sob um mesmo teto, o que aumenta a chance de ideias ganharem potência real — tanto criativamente quanto em sua efetividade. A agência que entende sua potência de integração e trabalha com a agilidade que vi aqui desde que iniciamos nossas conversas tem um valor enorme para os clientes. E é isso que ajudarei a potencializar a partir de agora. Será uma jornada incrível.”