quinta-feira, janeiro 30, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAgênciasVision Smarte Ricardo Viveiros criam solução para PR

Vision Smarte Ricardo Viveiros criam solução para PR

Vivemos em uma era em que a quantidade de dados gerados diariamente atinge níveis jamais vistos. Entretanto, a verdadeira revolução não está no acesso a essas informações, mas na capacidade de agrupá-las, analisá-las e transformá-las em decisões estratégicas e previsões precisas.

É justamente neste cenário que se destaca a Vision Smart Analytics, uma ferramenta criada pela Yto Nihon, consultoria especializada em treinamentos e desenvolvimento de projetos de Business Analytics.

Combinando tecnologias de ponta, como machine learning, big data e inteligência artificial, a Vision Smart Analytics é uma plataforma capaz de reunir dados de múltiplas fontes e convertê-los em visualizações interativas e customizáveis. Essas características permitem que ela seja usada em diferentes mercados, incluindo o disputado segmento das agências de assessoria de imprensa, no qual medir o impacto das ações, em especial as envolvendo a mídia jornalística, tem se configurado como um desafio significativo.

Exemplo disso é a parceria entre a Yto Nihon e a Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação (RV&A), uma das mais tradicionais agências de jornalismo institucional de assessoria de imprensa do Brasil, para a utilização da Vision Smart Analytics. A colaboração entre as duas empresas visa atender a um dos maiores desafios da comunicação: medir com precisão o impacto de estratégias de assessoria de imprensa.

Por meio de dashboards totalmente customizáveis e exclusivos, os clientes da RV&A contam com acesso a relatórios detalhados sobre o alcance de suas campanhas por meio de diferentes métricas. Isso lhes permite aquilatar com precisão a receptividade da imprensa e os resultados em termos de reputação e engajamento.

Embora possa ser personalizada conforme a necessidade de cada cliente da assessoria de imprensa, a ferramenta permite uma fácil visualização de indicadores como volume de público alcançado (audiência das matérias, número de visitantes únicos e visualizações dos sites impactados e tiragem dos veículos impressos); polaridade das matérias (se positiva ou negativa); audiência das matérias por polaridade (se positiva ou negativa); total de matérias e audiência por porta-vozes; e centimetragem. O dashboard é apresentado em formato de gráficos dinâmicos, que possibilitam comparações mensais, trimestrais e anuais. Além disso, o cliente pode definir KPIs específicos, que serão medidos pela ferramenta.

Por exemplo, se um cliente estabelece que matérias que reproduzam uma determinada mensagem-chave são importantes para sua estratégia de comunicação, é possível avaliar o alcance desses conteúdos e comparar os resultados com outras métricas pré-estabelecidas. Ou, ainda, especificar e comparar a efetividade de diferentes porta-vozes.

“Sabemos que, no mundo da comunicação, a subjetividade é um grande desafio. Nossa ferramenta transforma a intuição em dados concretos, oferecendo métricas que ajudam os clientes a compreenderem o retorno efetivo de suas ações,” explica Danilo Maciel, Diretor de desenvolvimento do Vision Smart e responsável pela aplicação da Vision Smart Analytics para o segmento de atuação da RV&A.

O diferencial da Vision está na capacidade de personalizar suas soluções para diferentes mercados, muito além da comunicação corporativa. Dentre os principais setores atendidos estão:

  • Saúde, proporcionando diagnósticos mais precisos, análise de dados de pacientes e otimização de tratamentos.
  • Finanças, permitindo a identificação de fraudes, o controle de fluxo de caixa e oferecendo insights para investimentos.
  • Varejo, por meio do entendimento do comportamento do consumidor, personalização de ofertas e monitoramento de vendas.
  • Educação, para acompanhamento do desempenho de alunos e personalização do aprendizado.
  • Manufatura, com o monitoramento de linhas de produção e previsão de manutenções.
  • Setor Público, permitindo a análise de dados populacionais e eficiência na formulação de políticas públicas.
  • Agronegócio, para a gestão eficiente de recursos, previsão de colheitas e aumento da produtividade.
  • Recursos Humanos, auxiliando no recrutamento e análise de desempenho de funcionários, melhorando o engajamento.

Em um mercado saturado por ferramentas genéricas e de difícil integração, a Vision Smart Analytics surge como alternativa inovadora. Sua capacidade de agregar diferentes tecnologias e apresentar os resultados em uma interface intuitiva e amigável faz da solução uma escolha ideal para empresas que desejam manter-se competitivas.

Para Ricardo Viveiros, presidente da RV&A, a parceria é um marco no setor de comunicação, um exemplo de como a tecnologia pode transformar mercados tradicionais, proporcionando inovação, eficiência e resultados concretos. “Estamos ampliando nossa capacidade de entregar valor aos nossos clientes. Com a Vision, podemos ir além da narrativa; conseguimos mostrar, com dados precisos, o impacto do trabalho que realizamos”, conclui.

Artigos relacionados

Novidades