quinta-feira, novembro 14, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAgênciasVaranda de Nazaré tem produção de agência amazônida

Varanda de Nazaré tem produção de agência amazônida

Com 40 horas de romarias e 13 procissões ao longo de 20 dias de festejo, o Círio de Nazaré, em Belém, é um dos maiores eventos religiosos do mundo que, todos os anos, atrai cerca de 3 milhões de pessoas. E, como parte das celebrações do Círio, uma outra tradição se mantém há 14 anos: a Varanda de Nazaré, iniciativa idealizada pela cantora Fafá de Belém para divulgar o Círio para o mundo.

O que muita gente não sabe é que, por trás da Varanda de Nazaré, existe uma empresa amazônida chamada Varanda Multiagência que, com seus 120 ‘Varandeiros’ – como chamam os colaboradores – fazem o evento acontecer. São eles que garantem toda a estrutura necessária, da montagem de palco, sonorização e iluminação à ativação de marcas junto a parceiros e patrocinadores, passando pela recepção dos embaixadores e convidados e a organização das atividades e de toda a programação cultural.

Esse é o quarto ano consecutivo da agência à frente da produção executiva do evento. “A Varanda é responsável por toda a parte de execução do evento, da logística de convidados, contato e alinhamento com fornecedores, até as visitas técnicas para preparar a estrutura e viabilizar a programação”, detalhou Rodrigo Motta, sócio-diretor de Publicidade da Varanda Multiagência.

A Varanda Multiagência acumula a experiência das três edições anteriores na preparação para o evento deste ano, que começou ainda em 2023, segundo o sócio-diretor de Live Marketing da agência, Wladmir Motta.  “Sempre ao final de cada edição já nos reunimos para iniciar a avaliação, com pontos positivos, as necessidades de melhorias e sugestões, e um brainstorm para a próxima. O planejamento é fundamental para conseguirmos antecipar ao máximo a finalização do próximo formato e as tratativas junto aos fornecedores e equipe de profissionais, a fim de termos uma produção com fluidez e excelentes resultados”, detalhou.

E esse planejamento é, realmente, fundamental para superar os desafios para a realização de um evento tão grandioso no coração da Amazônia, em meio a uma grande seca e ‘às vésperas’ da COP-30, que deve transformar Belém na capital global do clima e da sustentabilidade em 2025. Apesar dos desafios, a expectativa de Wladmir é de que o evento deste ano seja ainda melhor que os anteriores.

“As expectativas são as melhores possíveis, pois ao mesmo tempo em que encontramos vários desafios novos, como a logística aérea, terrestre e fluvial mais complicada, e o fato de Belém ter virado um grande canteiro de obras em virtude da COP-30. Mas quanto mais desafios, mais responsabilidade e comprometimento para uma entrega positiva.”

Para Wladmir, além de promover um evento cada vez maior e mais acolhedor, respeitando a regionalidade e a religiosidade próprias do Círio de Nazaré, e ajudar a divulgar essa tradição da fé do amazônida para o mundo, a Varanda de Nazaré também contribui para o fortalecimento e a valorização do mercado de trabalho e de profissionais amazônidas, como os da Varanda Multiagência, empresa sediada em Manaus, mas presente em 13 estados brasileiros, seis deles da Região Norte – Amazonas, Pará, Amapá, Acre, Rondônia e Roraima.

“Sem dúvida, estarmos envolvidos com um evento desse porte e idealizado por uma das personalidades artísticas mais importantes e influentes do país, como a Fafá de Belém, além de aumentar nossa responsabilidade, gera mais visibilidade para todo Norte e isso fomenta novas possibilidades de negócios, além de fortalecer a relação com outros parceiros envolvidos no projeto”, analisou Wladmir Motta.

Ao todo, a operação da Varanda Multiagência na Varanda de Nazaré envolve 120 profissionais direta e indiretamente, entre Varandeiros – equipe própria e produtores contratados –, fornecedores e parceiros.

Parte da equipe da Varanda Multiagência que vai atuar na produção executiva do evento deste ano é de Belém. O time inclui ainda reforços de Manaus, e de cerca de 30 profissionais que atuam no Pará e que foram contratados especialmente para trabalhar na Varanda de Nazaré. A maioria dos fornecedores também é local, formada por empresas e profissionais do Pará, contou Wladmir Motta.

Segundo ele, tudo é pensado para uma entrega de qualidade, capaz de superar as expectativas. “E isso só é possível quando se tem uma equipe envolvida e afinada com o projeto, afinal eventos são feitos 90% de pessoas. Por isso, realizamos integrações para os Varandeiros, onde repassamos nossa missão, visão e valores, além de toda a parte técnica e rotina do evento. Isso é extremamente necessário para fazermos uma entrega ‘além das expectativas'”, disse Wladmir.

Idealizada e promovida pela artista Fafá de Belém, a Varanda de Nazaré surgiu em 2011, consolidando-se como uma das principais vitrines do Círio de Nazaré para o Brasil e o mundo.  Ao longo de seis dias, a programação da Varanda de Nazaré inclui o II Fórum Varanda da Amazônia, que promoverá painéis e debates nos dias 8 e 9 de outubro, no Teatro Maria Sylvia Nunes.

No dia 10 será promovida uma experiência sensorial na ilha do Combu com os embaixadores, parceiros, personalidades do Estado, artistas e profissionais da imprensa e da mídia. Dia 11 acontece o Sarau Cultural da Fafá, no Atrium Rio das Pedras e, no dia 12, é realizada a procissão fluvial e a transladação da imagem da Santa da Basílica de Nazaré para a Igreja da Sé. No domingo, dia 13, acontece o Círio em si, com o trajeto da Santa da Sé para a Basílica de Nazaré. E toda essa programação conta com o trabalho da Varanda Multiagência no backstage.

Em 2024, a Varanda de Nazaré celebra o tema “Revolução pela Fé”, fazendo uma conexão com a história e a cultura paraense ao abordar a Cabanagem, uma revolta popular e social que ocorreu na província do Grão-Pará entre 1835 e 1840. Assim como a Cabanagem foi um movimento de resistência e busca por justiça social, a Varanda de Nazaré utiliza a fé como um fio condutor para promover diálogos transformadores sobre inclusão, diversidade e as realidades do Brasil contemporâneo.

Fotos:
Legenda: Wladmir Motta e Rodrigo Motta, da Varanda Multiagência
Crédito: Divulgação/Varanda

Artigos relacionados

Novidades