Com 40 horas de romarias e 13 procissões ao longo de 20 dias de festejo, o Círio de Nazaré, em Belém, é um dos maiores eventos religiosos do mundo que, todos os anos, atrai cerca de 3 milhões de pessoas. E, como parte das celebrações do Círio, uma outra tradição se mantém há 14 anos: a Varanda de Nazaré, iniciativa idealizada pela cantora Fafá de Belém para divulgar o Círio para o mundo.
O que muita gente não sabe é que, por trás da Varanda de Nazaré, existe uma empresa amazônida chamada Varanda Multiagência que, com seus 120 ‘Varandeiros’ – como chamam os colaboradores – fazem o evento acontecer. São eles que garantem toda a estrutura necessária, da montagem de palco, sonorização e iluminação à ativação de marcas junto a parceiros e patrocinadores, passando pela recepção dos embaixadores e convidados e a organização das atividades e de toda a programação cultural.
Esse é o quarto ano consecutivo da agência à frente da produção executiva do evento. “A Varanda é responsável por toda a parte de execução do evento, da logística de convidados, contato e alinhamento com fornecedores, até as visitas técnicas para preparar a estrutura e viabilizar a programação”, detalhou Rodrigo Motta, sócio-diretor de Publicidade da Varanda Multiagência.
A Varanda Multiagência acumula a experiência das três edições anteriores na preparação para o evento deste ano, que começou ainda em 2023, segundo o sócio-diretor de Live Marketing da agência, Wladmir Motta. “Sempre ao final de cada edição já nos reunimos para iniciar a avaliação, com pontos positivos, as necessidades de melhorias e sugestões, e um brainstorm para a próxima. O planejamento é fundamental para conseguirmos antecipar ao máximo a finalização do próximo formato e as tratativas junto aos fornecedores e equipe de profissionais, a fim de termos uma produção com fluidez e excelentes resultados”, detalhou.
E esse planejamento é, realmente, fundamental para superar os desafios para a realização de um evento tão grandioso no coração da Amazônia, em meio a uma grande seca e ‘às vésperas’ da COP-30, que deve transformar Belém na capital global do clima e da sustentabilidade em 2025. Apesar dos desafios, a expectativa de Wladmir é de que o evento deste ano seja ainda melhor que os anteriores.
“As expectativas são as melhores possíveis, pois ao mesmo tempo em que encontramos vários desafios novos, como a logística aérea, terrestre e fluvial mais complicada, e o fato de Belém ter virado um grande canteiro de obras em virtude da COP-30. Mas quanto mais desafios, mais responsabilidade e comprometimento para uma entrega positiva.”
Para Wladmir, além de promover um evento cada vez maior e mais acolhedor, respeitando a regionalidade e a religiosidade próprias do Círio de Nazaré, e ajudar a divulgar essa tradição da fé do amazônida para o mundo, a Varanda de Nazaré também contribui para o fortalecimento e a valorização do mercado de trabalho e de profissionais amazônidas, como os da Varanda Multiagência, empresa sediada em Manaus, mas presente em 13 estados brasileiros, seis deles da Região Norte – Amazonas, Pará, Amapá, Acre, Rondônia e Roraima.
“Sem dúvida, estarmos envolvidos com um evento desse porte e idealizado por uma das personalidades artísticas mais importantes e influentes do país, como a Fafá de Belém, além de aumentar nossa responsabilidade, gera mais visibilidade para todo Norte e isso fomenta novas possibilidades de negócios, além de fortalecer a relação com outros parceiros envolvidos no projeto”, analisou Wladmir Motta.
Ao todo, a operação da Varanda Multiagência na Varanda de Nazaré envolve 120 profissionais direta e indiretamente, entre Varandeiros – equipe própria e produtores contratados –, fornecedores e parceiros.
Parte da equipe da Varanda Multiagência que vai atuar na produção executiva do evento deste ano é de Belém. O time inclui ainda reforços de Manaus, e de cerca de 30 profissionais que atuam no Pará e que foram contratados especialmente para trabalhar na Varanda de Nazaré. A maioria dos fornecedores também é local, formada por empresas e profissionais do Pará, contou Wladmir Motta.
Segundo ele, tudo é pensado para uma entrega de qualidade, capaz de superar as expectativas. “E isso só é possível quando se tem uma equipe envolvida e afinada com o projeto, afinal eventos são feitos 90% de pessoas. Por isso, realizamos integrações para os Varandeiros, onde repassamos nossa missão, visão e valores, além de toda a parte técnica e rotina do evento. Isso é extremamente necessário para fazermos uma entrega ‘além das expectativas'”, disse Wladmir.
Idealizada e promovida pela artista Fafá de Belém, a Varanda de Nazaré surgiu em 2011, consolidando-se como uma das principais vitrines do Círio de Nazaré para o Brasil e o mundo. Ao longo de seis dias, a programação da Varanda de Nazaré inclui o II Fórum Varanda da Amazônia, que promoverá painéis e debates nos dias 8 e 9 de outubro, no Teatro Maria Sylvia Nunes.
No dia 10 será promovida uma experiência sensorial na ilha do Combu com os embaixadores, parceiros, personalidades do Estado, artistas e profissionais da imprensa e da mídia. Dia 11 acontece o Sarau Cultural da Fafá, no Atrium Rio das Pedras e, no dia 12, é realizada a procissão fluvial e a transladação da imagem da Santa da Basílica de Nazaré para a Igreja da Sé. No domingo, dia 13, acontece o Círio em si, com o trajeto da Santa da Sé para a Basílica de Nazaré. E toda essa programação conta com o trabalho da Varanda Multiagência no backstage.
Em 2024, a Varanda de Nazaré celebra o tema “Revolução pela Fé”, fazendo uma conexão com a história e a cultura paraense ao abordar a Cabanagem, uma revolta popular e social que ocorreu na província do Grão-Pará entre 1835 e 1840. Assim como a Cabanagem foi um movimento de resistência e busca por justiça social, a Varanda de Nazaré utiliza a fé como um fio condutor para promover diálogos transformadores sobre inclusão, diversidade e as realidades do Brasil contemporâneo.
Fotos:
Legenda: Wladmir Motta e Rodrigo Motta, da Varanda Multiagência
Crédito: Divulgação/Varanda