A URBN Experience anuncia o IluminaRio, evento inspirado nos grandes festivais internacionais, que irá transformar o Rio de Janeiro em uma galeria a céu aberto com esculturas feitas de luz, sombras e projeções. O festival contará com obras inéditas de artistas prestigiados como Rosa Magalhães, Muti Randolph e Estúdio Chão. O festival acontecerá entre 23 de outubro e 7 de novembro, com expectativa de impactar pelo menos um milhão de pessoas.
As obras estarão distribuídas pela região do Porto Maravilha, que foi revitalizada e hoje abriga painéis de grafite, museus e outros aparelhos de cultura e lazer. “Esta área tem uma carga simbólica importante de recomeço, reconstrução e modernização. É exatamente o que vivemos agora”, analisa Julio Custódio, sócio-fundador da URBN Experience. E este recomeço será grandioso e inovador, já que o Rio de Janeiro nunca recebeu um evento luminotécnico do porte do IluminaRio em duração, tipo de arte e tecnologia aplicada.
“É um reencontro à altura do que o carioca merece ter com a cidade que tanto ama. Depois de um ano e meio de necessário distanciamento social, o setor artístico e o público sentem falta de atividades culturais ao ar livre. O IluminaRio vem como luz no fim do túnel para trazer de volta a arte, a beleza e o sonho”, diz Julio.
O evento é gratuito ao ar livre, e acontece de forma segura e acessível a todos. A originalidade e a segurança do IluminaRio já conquistaram o apoio formal do estado e do município do Rio de Janeiro.