Com 63 anos de história e o título de universidade mais antiga do interior do Rio Grande do Sul, a Universidade Católica de Pelotas apresentou a nova marca da instituição. Baseado em três pilares: aproximar, transformar e pertencer, o novo conceito traz o desafio de inovar sem deixar para trás a tradição de mais de seis décadas.
E esse foi o trabalho realizado pela Agência Incomum, parceira da UCPel há 10 anos. A criação do novo conceito teve como base um trabalho de pesquisa que resultou na mudança do site e logomarca, com novas cores vibrantes que conversam com os estudantes e o slogan: “Juntos Por Novas Possibilidades”.
Maurício Silveira, diretor de Criação da Incomum ressalta a relação de longa data com a universidade e os valores expressados que auxiliam na forma de se comunicar com o público. “O nosso papel nesta transformação foi realmente olhar para todo histórico, ter compreensão e fazer uma grande síntese das mudanças de diferentes cenários e da melhor maneira de representá-las ao longo dos anos”, afirma Silveira.
Em relação ao design, novas cores e dinamismo foram aplicados no símbolo “U”, letra inicial da sigla UCPel. O formato foi elaborado de forma que expressasse mais fluidez da vida moderna e contemporânea. Já as cores foram apresentadas numa paleta de três tons principais: o azul, que remete à tecnologia; o amarelo, que traz proximidade; e o roxo referente à diversidade. “Esperamos que a construção impacte muito positivamente na comunidade, que essa marca consiga expressar o que foi e está sendo feito, e seja perceptível aos olhos de todos”, disse o diretor responsável pela nova identidade.
O superintendente de comunicação e marketing da UCPel, Cleiton Decker, acrescentou que a construção da nova identidade passou por um processo de criação colaborativo: “Esse movimento de integração é primordial no processo de criação de algo que é tão precioso para a instituição neste novo momento. Participar disso de forma coletiva possibilita discutir os movimentos de criação do conceito da marca junto com a Incomum. A agência conhece a universidade há muito tempo e se colocou aberta às mudanças, novas experiências e formatos de ensinar e aprender da educação”, disse Decker.