Ação busca combater estigmas de quem sofre com transtornos mentais ou psicológicos
Com o objetivo de salientar a importância da informação no combate ao preconceito e ao estigma de quem sofre com transtornos mentais ou psicológicos, a Triunfo Sudler Brasil, agência especializada em Health & Wellness, lançou a campanha #canceleoestigma, desenvolvida para o Laboratório Cristália. A ação conta com site, cartilha, videoclipe, podcast, anúncios e outras peças de comunicação que serão trabalhadas ao longo do Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre transtornos mentais e prevenção ao suicídio.
Os números pesquisados para a campanha são alarmantes: de acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, em todo o mundo há mais de 1 bilhão de pessoas afetadas por transtornos psicológicos. Entre as principais doenças elencadas estão: depressão (cerca de 300 milhões de pacientes); transtorno afetivo bipolar (60 milhões de pessoas); demência (em torno de 50 milhões de pessoas) e esquizofrenia (23 milhões de pessoas). A organização aponta, ainda, que cerca de 800 mil pessoas por ano cometem suicídio, ou seja, uma a cada 40 segundos.
Além disso, durante o processo de elaboração do projeto, o time Triunfo entendeu que, além da pessoa acometida pelo transtorno mental, todo o entorno também precisa ser impactado pelas mensagens de conscientização: médicos, família, amigos, trabalho/escola e a sociedade em geral. De acordo com Valéria Bordo Vega, Diretora de Atendimento da agência, o estigma proporciona um ambiente de vergonha, medo e silêncio, com efeitos negativos em todos os âmbitos da vida das pessoas: na saúde, no trabalho, na educação e na relação com os outros. “Relutância em procurar ajuda médica ou tendência a abandonar o tratamento para evitar a associação ao rótulo de ‘doente mental’; isolamento por conta da sensação de ser diferente ou por afastamento dos outros; falta de compreensão por parte da família, amigos e colegas de trabalho; desigualdades na escola, no emprego, nas atividades sociais e de lazer; bullying, violência física ou assédio e interiorização de ideias equivocadas (isto é, a própria pessoa ter uma visão negativa de si): esses foram alguns dos problemas que identificamos. Informação é fundamental para dizer não ao preconceito”, pontua.
A campanha será de abrangência nacional e vai estar presente online e offline, com ações em sites (www.todosjuntospelavida.com.br) e redes sociais, com o podcast “Saúde Mental Cristália”, já disponível no Spotify, que traz diversos especialistas para debater e esclarecer o tema. Além disso, a campanha acontecerá em congressos e eventos médicos, em anúncios em revistas e materiais científicos e por meio de uma cartilha informativa sobre o assunto.
Segundo Michel Motta, Diretor Executivo de Criação, o segredo do time é a busca incessante em fazer uma mensagem que realmente se conecte com o target – aliando criatividade, planejamento estratégico e excelência na execução. “Combinamos a criatividade com processos inovadores e que vão ao encontro das estratégias de negócios de nossos clientes. Desenvolvemos campanhas que façam a diferença na vida dos pacientes”, relata.
Lançada em março de 2022 junto à classe médica de todo o Brasil, a campanha #canceleoestigma é uma iniciativa do Cristália que teve o apoio de sociedades médicas e associações de pacientes de todo o país. Em setembro, ganha força, chegando em toda a sociedade: seu objetivo é conscientizar e reduzir o estigma relacionado aos transtornos mentais que levam à discriminação de pessoas ou grupo e podem culminar em suicídio.