Para compreender a história do design no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, é essencial conhecer Ana Branco. Professora do departamento de Artes e Design da PUC-Rio, Ana completa 80 anos este ano e será homenageada com um documentário produzido pela Tátil Design. A direção é assinada por Fred Gelli, CEO da Tátil Design e ex-aluno de Ana, e por Fernanda Heinz, diretora de “Biocêntricos, o Filme”, que aborda os princípios da biomimética.
O documentário, intitulado Barraca Voadora, será exibido pela primeira vez em 6 de novembro, durante a Semana do Design da PUC-Rio, que celebra os 30 anos do programa de pós-graduação em design da instituição. “Ana Branco é minha guru. Ela foi fundamental para o meu amadurecimento profissional e continua me inspirando”, diz Gelli.
A “barraca”, um espaço ao ar livre na PUC, se tornou um ponto de encontro para a criatividade dos alunos e serviu como palco das aulas de Ana, onde ensinou a importância do autoconhecimento tanto na vida quanto na carreira. “Muitos estudantes ali desenvolveram habilidades essenciais para trilhar seus caminhos profissionais. A Tátil e minha trajetória profissional nasceram na barraca”, complementa Gelli.
Com uma hora de duração, Barraca Voadora explora a trajetória inspiradora de Ana Branco, abordando suas influências, ensinamentos e reflexões sobre alimentação viva e agricultura familiar. O documentário ainda reúne depoimentos de ex-alunos e profissionais do mercado que compartilham suas experiências e insights sobre o impacto de Ana em suas vidas e carreiras.