A Tátil Design, consultoria especializada em branding e design, assina o reposicionamento da marca Ekos, da Natura, no Brasil e em outros mercados da América Latina. O projeto tem como objetivo ampliar a relevância da marca e reafirmar sua essência: a profunda conexão com a natureza, sobretudo com a floresta Amazônica.
Sob o conceito “Extraordinário Habitual”, a iniciativa abrange desde a identidade visual até o sistema de embalagens, traduzindo a potência de transformar gestos cotidianos em rituais sensoriais. “Temos um carinho muito especial por Ekos. É uma marca com a qual trabalhamos há mais de 20 anos, e existe uma sintonia profunda entre seus princípios e a filosofia da Tátil, um verdadeiro alinhamento de visão e propósito”, diz Fred Gelli, CEO da Tátil Design.
O novo posicionamento busca fortalecer a identidade de Ekos diante de consumidores cada vez mais exigentes e de um mercado em constante transformação. Para isso, a Tátil Design estruturou a narrativa da marca em torno de benefícios claros e comprovados, reafirmando sua origem amazônica como diferencial competitivo e cultural. O projeto atualizou os códigos visuais e verbais para dialogar com um público contemporâneo sem perder a coerência com o legado da marca, equilibrando sofisticação e acessibilidade, tradição e inovação, emoção e performance.
A solução proposta sintetiza ciência, natureza e cultura em um novo sistema de marca. O logotipo foi redesenhado para equilibrar organicidade e refinamento, enquanto as embalagens ganharam acabamentos sofisticados, como hot stamping dourado e texturas que destacam a performance dos bioativos. A linguagem fotográfica também foi revista em três frentes — casting, usabilidade e still — ampliando o protagonismo do corpo e da floresta. Além disso, foi criado o banco de imagens “Ativos Extraordinários”, que traduz a riqueza estética e científica dos bioativos amazônicos, e foram desenvolvidos artefatos cerâmicos em parceria com a artista indígena Débora Kariú, ampliando a expressividade na apresentação dos produtos.
“O resultado é uma identidade que reposiciona Ekos como uma marca capaz de transformar rituais cotidianos em experiências extraordinárias, conectando inovação sensorial, impacto cultural e presença global”, diz Gelli.
