O maior ecossistema de educação em tecnologia do Brasil agora tem nome: Grupo Alun. Composto por sete unidades de negócios, entre elas, Alura, FIAP e PM3, o grupo lança oficialmente sua identidade institucional com o objetivo de integrar suas marcas, consolidar sua liderança no setor e ampliar o impacto da educação tecnológica no país. A nova fase marca o compromisso com uma jornada de aprendizagem contínua, escalável e cada vez mais integrada.
Com mais de 6 milhões de alunos impactados ao longo de sua história e 2 mil colaboradores, o Grupo Alun se posiciona como referência em formação e empregabilidade em tecnologia. A projeção agora é ir além: formar 15 milhões de profissionais até 2030 e dobrar o faturamento ultrapassando R$ 1 bilhão em receita nos próximos dois anos.
“Nosso modelo educacional oferece uma jornada completa, da formação inicial à empregabilidade, com múltiplas soluções personalizadas e alinhadas às demandas reais do mercado. Somos o único grupo no país estruturreado para acompanhar o desenvolvimento do profissional de tecnologia de ponta a ponta”, afirma Bruna Maggion, CMO do Grupo Alun.
Marca, propósito e posicionamento: superpoderes tech para conquistas humanas
A nova identidade foi desenvolvida em parceria com a Tátil Design, consultoria especializada em branding. O nome “Alun” vem do latim alumnus, que significa “aluno”, remetendo diretamente à centralidade do aluno como razão de ser do ecossistema. Inspirada no cérebro humano como metáfora de uma inteligência viva, a marca adota uma estética modular e fluida, com linguagem visual própria e uma paleta vibrante que inclui tons de laranja e magenta.
“Criar a marca Alun foi desenhar um chamado para o futuro. Do nome que resgata a essência do aprender ao símbolo que celebra a união de mentes e máquinas, cada elemento foi pensado para refletir um ecossistema em constante evolução”, diz Beto Biscesto, diretor criativo da Tátil Design. “Com uma plataforma de linguagem proprietária, damos vida a uma marca que se expressa de forma viva, fluida e expansiva. Assim como a própria tecnologia e as pessoas que interagem com ela”.
Bruna acrescenta que a criação da marca reflete um novo ciclo de crescimento. “Mais do que a escolha de um nome, queremos ser ponte entre pessoas e oportunidades reais, capacitando-as para dominar a linguagem universal da tecnologia”.
