Amazônia enfrenta sérios desafios de degradação ambiental, que resultam em impactos devastadores na biodiversidade e no clima global. E o fato de que as próprias comunidades locais não têm muitas oportunidades de trabalho que ajudam o meio ambiente, agrava ainda mais a situação. De acordo com a FarFarm, consultoria que promove o desenvolvimento de cadeias produtivas responsáveis, 95% das oportunidades de trabalho formais e rurais na região estão relacionadas ao desmatamento. Para ajudar a mudar essa realidade, a empresa lança o projeto “Sons da Agrofloresta”, que se inspira na tradição oral da região para estimular as comunidades amazônicas a adotarem práticas agrícolas regenerativas através da música. O objetivo é não apenas preservar a floresta, mas também criar oportunidades econômicas mais duradouras para a população.
“Agrofloresta é uma forma de fazer agricultura sem desmatar a floresta, por meio do manejo e da poda, ao invés da queimada, e da diversificação da produção, em vez da monocultura”, comenta Beto Bina, fundador da FarFarm. “Nesse contexto, o Sons da Agrofloresta surge como uma ferramenta de engajamento para comunidades locais”, complementa.
Assista o filme original aqui:
O projeto utiliza três músicas inspiradas em melodias de trabalho ancestrais de plantio, manejo e colheita, interpretadas pelas cantoras Gabi Farias e Luli Braga, naturais das regiões amazônicas. Além de divulgar as práticas de agrofloresta, as canções se referem ao folclore local e foram cuidadosamente elaboradas para ajudar a fixação das letras. Elas estão sendo divulgadas por meio de workshops e atividades educativas nas comunidades do Assentamento Expedito Ribeiro, Abril Vermelho e na Cooperativa D’Irituia, todas no estado do Pará.
Além da FarFarm, o projeto conta com o apoio da marca de tênis ecológicos Veja e foi feito em parceria com a Rede de Apoio às Mulheres agroflorestoras (RAMA/PA) e o Instituto Iandê, responsáveis pelos contatos com as famílias e pelo desenvolvimento e a implementação da proposta educacional. A idealização do projeto é da agência VML New York, junto com a VML Brasil.
“Essa iniciativa eleva a música a um novo patamar e reconhece sua importância como aliada na transformação socioambiental da Amazônia”, comentam Guto Monteiro e Gabriel Jardim, ECDs da VML. “Mais do que simples canções, elas foram projetadas para se tornarem parte da tradição oral local, transmitindo conhecimento às futuras gerações da Amazônia e demonstrando que é possível viver em harmonia com a floresta”, finaliza.
Para o desenvolvimento das canções, o projeto obteve a colaboração da Santé Music Agency, além dos talentos de Luiza Lian, Felipe Vassão e Saudade, responsáveis pela composição musical. A produção ficou a cargo de Felipe Vassão, com direção musical de Luiza Lian. A captura dos vídeos foi realizada pela Sugarcane Filmes, sob a direção de Igor Selingarde e Diego Locatelli, enquanto a fotografia ficou por conta de Hugo Takemoto. O projeto gráfico foi realizado pelo Estúdio Arado, com ilustrações de Thiago Modesto.
Ficha Técnica
Agência: VML
Cliente: FarFarm
Produto: Institucional
Título: Sons da Agrofloresta
CCO: Rafael Pitanguy e Sleyman Khodor
ECD: Guto Monteiro, Gabriel Jardim e Roberto Rogoski
ACD: Daniel Thomer e Guilherme Possobon
Redator Sênior: Breno Oliveira
Dir. Arte Sênior: Pedro Assis
Cliente: Beto Bina, Fabrício Takahashi, Mari Gatti, Fernanda Covos, Alexandre Caique, Lenise “Leca” Oliveira.
PR: Paula Ganem, Suellen Ciriaco, Ana Carolina Cesário e Hellen Araújo.
Head de produção: Nicole Godoy
Produção: Anderson Rocha e Ian Inglez
Relacionamento artístico: Santé Music Agency
Direção Musical: Luiza Lian
Composições: Luiza Lian, Felipe Vassão, Saudade
Intérpretes: Gabi Farias e Luli Braga
Produção Musical: Felipe Vassão
Percussão: Ivan Batucada
Mixagem e masterização: Dani Mariano
Produtora de imagem: Sugarcane / VML
Direção: Igor Selingarde e Diego Locatelli
Direção de Fotografia: Hugo Takemoto
Produção: Murilo Paiva
Atendimento: Jessyca Lopes
Coordenação de Pós: Marcela Antunes
Montador: HANDS e Rodrigo Castro
Animação: Gustavo Scatena
Pós produção/ finalização: VML Team
Produtora de Áudio: Antfood Music & Sound Design
Direção Criativa: Lou Schmidt, Fernando Rojo e Tiago Mago
Produção Executiva: Renato Castro e Christiane Rachel
Coordenação de produção: Fernando Ianni e Monique Munhoz
Finalização: Bruno Broaska, Fabian Jorge e Pablo Homem de Mello
Projeto gráfico: Estúdio Arado
Ilustrador: Thiago Modesto