Nascida em Portugal, especializada no entendimento aprofundado e com uma visão holística da jornada de compra, chega ao Brasil a Shopper Action. A agência, que tem como sócios o brasileiro Leandro Veríssimo e o português Hugo Filipe Pinto, reúne metodologias proprietárias aplicadas desde o momento da estratégia e planejamento até a veiculação, pensando na otimização da comunicação das marcas em diferentes canais.
O modelo de atuação da operação traz uma visão que entende e atua com base nas diferentes motivações e hábitos de compra desde lojas físicas ao e-commerce, criando soluções que incentivam e facilitam o seu processo de compra, minimizando dúvidas e aumentando eficácia – tudo isso numa abordagem constante e relacional. A operação é sustentada por três pilares estratégicos: Inteligência, base consultiva para estudos e análises de mercado; Criação & Conteúdo, que trata a criatividade de forma mais orgânica; e Action, responsável pela implementação prática.
“Há uma diferença fundamental entre o consumidor e o ‘shopper’. O primeiro é, literalmente, quem consome, não sendo necessariamente quem toma a decisão de compra. Já o shopper é quem realmente escolhe e faz a aquisição de um produto ou serviço. Além das entregas completas de uma agência, trazemos como diferencial um olhar e entendimento muito mais profundo de toda a jornada de compra, conseguindo ter maior influência sobre essa decisão e na conversão”, explica Leandro Veríssimo, head de estratégia e novos negócios da Shopper Action.
Com mais de 20 anos de experiência nas áreas de planejamento e comunicação, Leandro Veríssimo já atuou como liderança de marketing da Eletromidia e JCDecaux, líderes da indústria de OOH. Além disso, também passou por agências como Grey, Idealista e NewContent, trabalhando com marcas e empresas de diferentes setores, como Unilever, BRF, Bradesco, Michelin e Ambev.
Já Hugo Filipe Pinto é o fundador da Ray Gun Worldwide, uma das principais agências independentes de Portugal, com atuação também em outros mercados da Europa como Reino Unido, Espanha e França, e também da Shopper Action – que nasceu como um núcleo de especialidades da agência e traz em seu portfólio projetos para clientes como Nintendo, Reckitt Benckiser e Netflix entre outros. Na operação brasileira, ele responderá como head de criação, contando ainda com o suporte de seu time internacional.
“Fazendo uma análise estratégia do mercado brasileiro, conseguimos identificar uma série de clientes com muito potencial, alguns já líderes em seus mercados, que estão claramente a desvalorizar seu investimento por não explorarem a jornada de compra do shopper em todo seu potencial. Cada produto ou serviço tem uma motivação diferente, e é nessa otimização que estaremos focados”, enfatiza Hugo.
Pela experiência de seus líderes, além de atender marcas e anunciantes diretos, a Shopper Action também atuará em parceria com empresas de mídia, auxiliando na estratégia de comunicação, desenvolvimento de parcerias, projetos especiais e mapeamento de mercado.