domingo, dezembro 22, 2024
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RINO celebra 60 anos com rebranding e nova sede

A escultura artística de um rinoceronte em tamanho real em frente à nova sede da agora que atende pelo nome RINO & PARTNERS já anuncia o clima de renovação – ou melhor, “rinovação”, termo adotado pela agência para celebrar o momento: adesivado com os símbolos arquitetônicos da capital paulista, ele marca a mudança da antiga agência RINO COM da Avenida 9 de Julho, uma das principais da capital e icônica casa por onde permaneceu por mais de vinte anos, para um novo espaço que introduz a narrativa de arte e design de 600m² no Pacaembu, em São Paulo, para comemorar seis décadas de muito trabalho, boas histórias, propagandas marcantes e novidades para muitos anos mais. Com o conceito “rinovar”, a agência continua se reinventando constantemente. Para Fernando Piccinini, vice-presidente de criação da RINO & PARTNERS, “é uma agência nova com 60 anos de experiência”.

“Temos um novo nome: somos agora RINO & PARTNERS. Partners porque somos mais do que nunca a soma de variadas inteligências e skills. Uma agência de alta performance em todos os mundos e mídias, com um diferencial que pouquíssimas agências têm: um big data de seis décadas, o que faz da gente uma espécie de “Google” de soluções do mercado publicitário. Tudo isso em uma nova e inspiradora casa com ares de galeria de arte. Na prática, o nome nasce da ideia de atender com ainda mais qualidade e amplitude todas as necessidades de nossos clientes, sem que precisem recorrer a outras empresas”, diz Rino Ferrari Filho, presidente da agência.

A RINO & PARTNERS é uma das agências de publicidade mais longevas do país e 100% nacional, que completou 60 anos de fundação. Seus pilares se sustentam na ética, tradição, confiança, conhecimento e inovação, além da expertise em soluções e em segmentos. Atende clientes que são fiéis e duradouros e acumulou ao longo dos anos inúmeros cases de sucesso, relevantes, que colaboraram diretamente para a construção da história da propaganda brasileira, além de acompanhar os principais momentos de evolução da comunicação no país.

“Sabemos que os clientes se identificam com nosso jeito de trabalhar. Ao longo desses anos nos tornamos uma “construtora de marcas” e o maior exemplo disso foi a BIC, atendida pela RINO por 36 anos”, avalia Esdras Maciel, vice-presidente executivo. A agência foi uma das responsáveis por lançar a marca Heinz no Brasil, ajudou a dar voz institucional à Gerdau, e foi a responsável pela campanha da Bienal do Livro de 2022 “Todo mundo sai melhor do que entrou”, sucesso absoluto da que foi considerada “a Bienal das Bienais”; a Zoetis também foi uma conta atendida pela RINO por 57 anos – a segunda história mais longeva de relacionamento entre agência e cliente em propaganda”, conta Fernando.  A campanha “SP PRA TODOS” foi a maior campanha de turismo de São Paulo e a RINO fez todo o planejamento e execução – um dos maiores investimentos em turismo feito pelo Convention & Visitors Bureau com o apoio da ABEAR – Associação Brasileira das Empresas Aéreas.

Há 25 anos, Rino Ferrari Filho, presidente; Esdras José Maciel, vice-presidente executivo e Fernando Piccinini, vice-presidente de criação, assumiram a sociedade da agência. Mauricio Noznica Penessor, diretor de planejamento, está há 16 anos no corpo diretivo. Durante seis décadas, a RINO COM atendeu em torno de 200 marcas e 1.200 funcionários já passaram pela agência ao longo de sua história. Rino Ferrari, pai de Ferrari Filho, fundou a agência em 1962. “Existe uma hereditariedade, uma sucessão exitosa que participa da propaganda, além de ser conselheiro do Conar (como representante da ABAP), diretor do Sindicato das Agência de Propaganda de São Paulo e representa a Fenapro no CENP, o que mostra a credibilidade da agência”, comenta o vice-presidente de criação da agência.

“Meu pai fundou a agência quando eu tinha 6 anos. Vivo isso desde que nasci. Adoro saber um pouco de tudo e com a generalidade da profissão, aprendemos muito com os clientes. Herdei um trabalho muito grande, aprendi muito rápido com todos eles, especialmente com meu pai e com o Esdras. Foram desafios imensos, passamos por várias crises do país e também vivemos os tempos áureos da propaganda: fazíamos conceitos perenes, temas que duram até hoje. Esse imediatismo e brevidade da comunicação atual nos provoca e procuramos conciliar a nossa experiência com essa modernidade, com raciocínio inteligente, que promova construção de marca. Para mim, vou ficar muito feliz em seguir a tradição da agência. Temos experiência, espírito de luta, esforço, dedicação, disciplina”, constata Rino Ferrari Filho.

“Viva e cheia de gás”, como diz Fernando Piccinini, a agência segue inovadora, criativa e funcional com um time de profissionais comprometido, leal, engajado e com alta capacidade de entrega para posicionar marcas, estreitar relacionamentos, criar pensando em eficiência, monitorar resultados e redirecionar constantemente o plano tático, com a confiança e reputação de uma agência com tantas décadas de experiência. “Continuamos trabalhando 360 graus. Entendendo as novas mídias e os processos de modernidade”.

 

A RINO & PARTNERS é a única agência brasileira integrante da principal rede de agências independentes ICOM – International Communications Agency Network (www.icomagencies.com), oferecendo serviços de comunicação em mais de 60 países. Uma operação multilocal gerida no país de origem, sem subordinação a nenhuma matriz, cobrindo mais de 90% do mercado mundial.

Em 2023, seu tradicional pôster estampa um clima festivo, de mais esperança e de luz – nova e colorida para o Brasil. “Não tem um elemento que não faça parte da arquitetura paulistana. São 22 símbolos de São Paulo impressos nessa composição gráfica, que resultou em um trabalho de grande impacto, com explosão de cores”, diz Fernando Piccinini. Na obra, assinada por Helio de Oliveira, figuram o MASP, o COPAN, o Instituto Tomie Othake, entre outros.

A nova sede da RINO & PARTNERS brinca com o conceito de #rinovação a partir da essência. “Temos uma semiótica muito legal. Por que esta casa? Para revelar o melhor de nós, essa essência, esse mergulho na nossa raiz. Um momento novo que é permanente”, adiciona Fernando. Também, será um espaço para as mais diversas manifestações artísticas e culturais e os sócios preveem um calendário de eventos para 2023, com exposição de obras de arte, fotos, instalações, além de encontros, saraus e reuniões. “Uma agência de comunicação deve ser a ponta da lança de diversas ações para abrirmos a casa, usando a parte cultural para se colocar nas questões da comunicação como um todo, como debate, palestra e voz”, finaliza Mauricio Noznica Penessor, diretor de planejamento.

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