A Rapp Brasil investe contra a crise e anuncia novidades na agência que completa 20 anos em 2016. A primeira é a renovação da gestão, com a escolha de dois copresidentes – André Pasquali e Ricardo Pomeranz. De acordo com Abaetê Azevedo, sócio-fundador e CEO da Rapp, “seguimos o modelo de sucesso de grandes agências”. A segunda é a criação de uma unidade de negócios, a eComm, focada na geração de vendas de produtos e serviços dos clientes da agência pela internet.
“Estamos criando a nova Rapp”, diz Pomeranz. “Temos um histórico de liderança em áreas como o CRM, marketing direto, digital e, agora, nos tornamos a agência da era digital, que atua em todos os canais. Para mantermos a liderança precisamos de mais agilidade, que é exatamente o que busca essa nova gestão”.
Pasquali ressalta que “com a copresidência, a agência reforça três pilares – o digital, a criação e o planejamento, áreas que passarão a ser mais protagonistas”. Com isso, diz, “estaremos mais próximos da operação e poderemos apoiar as áreas para que atuem de forma mais eficiente”. Ambos, Pomeranz e Pasquali, acumulam os cargos de chief digital officer e VP de Criação & Planejamento, respectivamente. “Além de ser nossa expertise, são os pilares de sustentação do trabalho da agência”. A nova gestão da agência pretende tornar-se ainda mais estratégica e comprometida com o negócio do cliente, utilizando sua verba de forma mais eficiente e com mais e melhores resultados.
Na opinião de ambos, “a copresidência significa olhar mais para a agência como um todo e menos para as áreas” e lembram que este modelo é o final de um processo iniciado há seis anos, quando a agência decidiu criar núcleos de atendimento para seus clientes com equipes multidisciplinares. Também é resultado do Core Dialog, posicionamento global que norteia seu trabalho em todo o mundo.
Com estilos de gestão bastante semelhantes, Pasquali e Pomeranz afirmam que vão usar dados na gestão, além de manter o foco no relacionamento. “Vamos medir resultados, performance dos colaboradores e satisfação dos clientes”. De acordo com sua expertise, Pasquali lidera as equipes nas áreas de criação, planejamento e produção e Pomeranz, nas de mídia, BI, TI e a nova unidade eComm. Atendimento e Operação – que passa a ser dirigida pelo CFO Gilson Silva – respondem aos dois.
A Rapp Brasil decidiu investir neste início de ano R$ 1 milhão em equipe, tecnologia e softwares para implantar a eComm, unidade de negócios focada na venda de produtos e serviços de seus clientes pela internet. “Decidimos apostar na nova área e na ampliação destes serviços para ‘inverter a tendência deste ano, que aponta para baixo’, diz Abaetê, que escolheu, para dirigir a eComm, Marcos Bittencourt, VP de Atendimento, cargo que passa a ser de Tatiana Pacheco, na agência há quinze anos.
De acordo com Bittencourt, esse trabalho já vem sendo desenvolvido há cerca de três anos e tem entre seus clientes o Itaú e Mastercard. Cada marca dispõe de sua própria equipe, que pode operar no cliente ou na agência e é integrada por um líder, um gerente de produtos e profissionais de mídia, criação, business intelligence, social listening e planejamento.
Utilizando tecnologia própria local e da Rapp global, a eComm otimiza as vendas na web utilizando dados de pesquisa digital para atingir especialmente o consumidor interessado no produto ou serviço ofertado. “É uma mini-agência digital de vendas em tempo real”, diz o VP da área. Um de seus diferenciais é que o monitoramento do comportamento do consumidor garante “eventuais correções de rumo de abordagem das campanhas on demand e rentabiliza as verbas do cliente”.
“A escolha do Marcos Bittencourt para dirigir a eComm”, diz o CEO da agência, “faz toda a diferença, já que ele dirigiu o atendimento durante onze anos e conhece profundamente toda a operação da agência”.