A CBA B+G assina o projeto de branding que apresenta estratégia de marca, identidade verbal e visual da Raízes do Campo, empresa que nasce com o propósito de fomentar o mercado de alimentos saudáveis atuando como um agente de valor para uma cadeia mais justa, gerando benefícios sociais, econômicos e ambientais a todos os envolvidos no processo.
O trabalho teve início na definição dos quatro fundamentos essenciais da startup, sendo eles “Agroecologia como princípio”, visando uma agricultura eficiente economicamente e que ao mesmo tempo consegue regenerar a terra; “Visão de um mundo mais sustentável”, focada em alimentos saudáveis, sem agrotóxicos e transgênicos; “Equilíbrio ao longo da cadeia”, descentralizando o lucro para garantir processos eficientes, que gerem valor para as famílias produtoras; e “Valorização das pessoas”, garantindo diversidade e inclusão nas cadeias produtivas e na empresa, do produtor ao consumidor.
“Desenvolvemos todo o branding de Raízes do Campo baseado no grandioso propósito da empresa: recriar as relações desde quem produz até quem consome, com alimentos que nutrem e fazem o bem, cultivando um mundo mais saudável. Esse potencial para ser uma empresa transformadora, capaz de unir e empoderar pessoas em prol de uma causa tão grandiosa e benéfica e todos, está em cada elemento pensado para sua marca, posicionamento e mensagens de comunicação”, destaca Carolina Barruffini, diretora de branding da CBA B+G.
A identidade visual da Raízes do Campo traz elementos que representam tanto as pessoas envolvidas na cadeia quanto as relações, tudo em perfeito equilíbrio e de forma complementar. O símbolo é acompanhado de um lettering com as mesmas referências, sempre utilizando três tons prioritários: laranja, marrom e bege, inspirados no universo da agricultura. A essência da marca é traduzida pela mensagem “Relações saudáveis que nutrem o mundo”.
“Nossa missão é promover e fomentar a alimentação saudável e agroecológica no Brasil de uma forma justa, eficiente e que traga ganhos a toda a cadeia, desde os produtores familiares e varejo aos consumidores e ao meio-ambiente. E vimos no trabalho desenvolvido pela CBA B+G a tradução dessa essência com perfeição. Acreditamos que nossa marca e seus desdobramentos refletem e materializam, com clareza, cada um dos nossos valores”, complementa Carla Guindani, diretora geral da Raízes do Campo.
O trabalho da Raízes do Campo tem início em parceria com cooperativas de agricultores familiares e camponeses para viabilizar, de forma justa, a comercialização de seus produtos agroecológicos junto ao varejo tradicional, ao mesmo tempo em que atua como consultoria na estruturação de cadeias produtivas e negócios agroecológicos. Além de sua atuação como comercializador e agente de valor para a cadeia, a empresa prepara o lançamento de uma marca própria de produtos agroecológicos para o mês de setembro, com projeto de branding também a cargo da CBA B+G.