A Raccoon, agência de marketing digital, irá iniciar operação nos Estados Unidos ainda neste semestre. Segundo André Palis, sócio-fundador da empresa, a agência possui os skills necessários para brigar de igual para igual no mercado norte-americano.
“Nós nos estruturamos em São Carlos e nosso time é composto 90% por profissionais de exatas de excelência, todos vindos de universidades de ponta do Brasil, com USP e UFSCar. Essa estratégia de negócios nos dá duas coisas pelas quais os americanos são absolutamente obcecados: preço e resultado trackeado de ponta a ponta”, observa.
O executivo explica que a abordagem da análise de dados e uso extensivo de ferramentas de BI e TI para resolução de problemas da publicidade online, para citar um exemplo, é algo desejado e buscado por muitas empresas de todos os portes e segmentos nos Estados Unidos. “Percebemos que conseguiríamos ser competitivos ao entregar um nível de serviço global, mas também oferecendo os valores de serviços mais agressivos”.
Outra oportunidade detectada pela empresa e que foge um pouco à análise de mercado convencional, é aproveitar mercados que têm um ‘fit cultural’ com o Brasil. “Há, por exemplo, cerca de 1,3 milhão de brasileiros vivendo nos EUA, 20% deles somente na Flórida. Além disso, devido à enorme diversidade étnica e cultural presente nos EUA, existem empresas que têm como perfil buscar e trabalhar com fornecedores estrangeiros, o que nos coloca em vantagem frente às empresas nativas”, acrescenta Palis.
Sobre os segmentos de empresas que a agência pretende atender, o executivo afirma que já há setores em vista. “Um dos targets principais são empresas da vertical de varejo, com maturidade no mundo digital, de pequeno e médio porte, usando as referências de lá, e que sejam sensíveis aos custos e ao preço”, finaliza.