A Associação Agente Cidadão nasceu em julho de 2000, com a missão de exercer a logística da cidadania transportando o excesso para onde há carência. Desde a sua criação, a instituição já atendeu todos os distritos de São Paulo, e capacitou centenas de jovens, destinando mais de 15.000.00 doações para as pessoas e desde 2000 cuida para facilitar o ato de doar e ajudar quem mais precisa desse gesto.
Neste ano, o Agente Cidadão está comemorando 20 anos de existência, por isso, estão lançando um filme intitulado “Agente Cidadão: Há mais de 20 anos a gente cuida melhor com você” para relembrar as pessoas sobre o laço entre doador e beneficiário. O filme foi criado em parceria com a Ogilvy Brasil, agência oficial da Associação, e da qual atua voluntariamente na criação e divulgação da comunicação do Agente Cidadão. O case também contou com a produção da Modernista, como parceira no projeto.
A mensagem principal da campanha foi mostrar que sem ajuda, o dia a dia de muita gente ficaria incompleto. Por isso, desde 2002, a Associação Agente Cidadão cuida de tudo para facilitar a sua doação, e ajudar quem mais precisa dela. Essa mensagem foi retratada através de QR code posicionado no centro da imagem durante todo o tempo do filme.
“Estamos felizes demais com o resultado dessa campanha, um dos nossos principais focos é facilitar a doação do público e deixar claro a realidade de quem precisa de apoio. Com esse filme, cumprimos esses dois objetivos.” diz Juliana Proença Moraes.
A peça retrata o cotidiano das comunidades brasileiras e destaca a falta que itens simples fazem com QRCodes, incentivando o espectador a apontar a câmera e assim completar, não só o filme, mas a vida de centenas de pessoas que precisam de ajuda. “Nos últimos anos, o QRCode virou um facilitador. Na live, no cardápio, na propaganda. A diferença é que, nessa campanha, transformamos esse recurso em um símbolo, substituindo o que faltava na cena por uma oportunidade de doação. Além de facilitar o processo de doar e conseguir compartilhar a mensagem principal com todos que são: a doação” Ressalta, Paulo Salles, Diretor de Criação na Ogilvy Brasil.
O filme será veiculado na TV aberta e sua campanha será amplificada nas redes sociais, com adaptação para o digital.
Confira o vídeo:
FICHA TÉCNICA:
Agência: Ogilvy Brasil
Cliente: Agente Cidadão
Título: Filme Incompleto
CEO: Fernando Musa
CCO: Sergio Mugnaini
Diretor de Criação: Ricardo Sciammarella e Paulo Salles
Diretor de Arte: Rodolfo Krupka
Redator: Pedro Alonso
Head of Clients: Denise Caruso
Diretora de conta: Roberta G. Meschiatti
Atendimento: Paola Neumann
Head de Mídia: Vanessa Giannotti
Diretor Geral de Mídia: Thiago Ferraz
Equipe de Mídia: Wagner Lima e Pietra Fernanda
Chief Strategy Officer: Thais Frazão
Diretor de Planejamento: Roberto Vianello
Planejamento: Guilherme Novazzi
Diretora de Produção: Fabiola Thomal
Assistente RTV: Camila Cassia
PR Ogilvy: Raphaela Brito
Produtora de imagem: Modernista Creative Producers
Direção de cena: Caique Nascimento e Alexandre Lucas
Produção Executiva: Marcelo Monteiro e Alexandre Lucas
Atendimento: Iara Demartini e Nicole Bonnet
Direção Criativa: André Inácio e Alexandre Lucas
Assistente de Direção: Bruna Dutra
Direção de Fotografia: Vini Bock
Coordenação de Produção: Pedro Gomes e Thais Giroto
Direção de Produção: Giba Pereira
Produção: Monica Silva e Antônio Marcos Melo Souza
Produtor local: Bruno Capão
Direção de Arte: Modernista
Produção de objetos: Modernista
Produção de locação: Modernista coordenação de pós: Augusto Medeiros
Montagem: José Fausto
Color Grading: Acauan Pastore
Pós-produção: Hub VFX
Finalização: Gabriel Carneiro
Coordenadora de projetos: Simone Ferreira
Aprovação Cliente: Ike Moraes e Juliana Proença Moraes