Todo ano as empresas engajadas no Pacto Global da ONU devem preencher a CoP – Comunicação de Progresso. Nesse documento são compartilhados os resultados de cada empresa em relação à sua evolução nos temas relacionados aos Dez Princípios e aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Além disso, neste ano, o Pacto Global traz uma s&ea cute;rie de evoluções no processo que reforçam o comprometimento de cada empresa engajada com a iniciativa.
“Muitas empresas usam a imagem de sustentabilidade para se comunicar com as pessoas, mas sabemos que nem todas praticam o que pregam. Decidimos usar esse contexto a favor da causa. Em um momento em que muito se discute sobre o ESG, ver o Pacto Global da ONU trazendo uma certa dose de ironia e acidez destaca a mensagem em meio a tanto greenwashing.”, comenta Marcelo Bernardes, CEO da Purpple. Confira o filme criado pela Purpple e produzido pela Fantástica Filmes:“A rede brasileira do Pacto Global da ONU é a que mais cresce no mundo há três anos, o que mostra que o setor privado brasileiro está cada vez mais engajado nos temas de ESG. Mas não basta só se engajar, é preciso ter ações concretas e compartilhar essas informações com a sociedade, por isso a CoP é tão importante. É a oportunidade para as empresas darem transparência a seus indicadores ESG de maneira consistente, objetiva e gratuita. E a campanha traz justa mente essa mensagem”, afirma Otavio Toledo, CMO do Pacto Global da ONU no Brasil. O Pacto Global da ONU é a maior ação de sustentabilidade corporativa do mundo. No Brasil, são mais de 1900 empresas participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. A maior delas é a Ambição 2030, que conta com 8 Movimentos que endereçam os ODS em temas como meio ambiente, água, direitos humanos, ec onomia circular, saúde mental, entre outros. FICHA TÉCNICA: Cliente: Pacto Global da ONU Agência: Purpple CEO: Marcelo Bernardes Direção de criação: Rodrigo Niemeyer Business: Melissa Gamoeda Gerente de projetos: Cauri Iwamoto Head de estratégia: Carina Migliacio Estratégia: May Midori e André Marcondes Criação: Rodrigo Niemeyer e Thiago Botini Aprovação cliente: Otávio Toledo, Cecília Galli e Ana Urquiza Produtora: Fantástica Filmes Direção de cena: Marlon Klug Direção de fotografia: Eli Dalcin Direção de arte: Rô Melink Assistentes de direção: Felipe Claudino Produção executiva: Herminio Vinholi Jr Gerente de projetos: Ana Maria Sequinel Coordenação de produção: Marina Rossignoli Direção de produção: Ulisses Sant’Anna Supervisão de produção: Karine Barros Produção: Marcela Kosinski e Bruna Rodrigues Elenco: Willian Barbier, Mariane Filomeno, Ranieri Gonzalez, Daniel Lima, Diego Pereira, Nathalia Garcia e Glayson Cintra Coordenação-geral de pós-produção: Maguilla Montagem: Emanoel Maciel e Marlon Klug Pós-produção e finalização: Fantástica Filmes Motion graphics: Jean Estevão Color Grading: Psycho N’Look Produtora de áudio: CANJA Atendimento: Luba Freitas Coordenação de projeto: Ana Flor Bohrer, Matheus Peres, Flavia Medeiros e Raissa Campello. Direção musical: Eduardo Karas, Lucas Sfair, Filipe Resende Supervisão Musical: Bruno Vieira Brixel e Leonardo Lima Trilha: Leonardo Lima Sound design: Érica Silva Produção de áudio: Nando de Castro, Diego Zorrilla, Ardlez e Murilo Pepler