França 2019. Declarações racistas e antissemitas aparecem mais e mais nas ruas e nas mídias sociais. E na internet essas palavras de ódio são divulgadas de forma impune devido a uma lei inapropriada e obsoleta. Hosts não estão atentos para as suas responsabilidades e os usuários em condições de anonimato se sentem intocáveis quando compartilham essas declarações de ódio.
Para mudar a lei e condenar o racismo virtual, a associação The Licra decidiu demostrar o real impacto dessas mensagens com a campanha Post Racism, criada pela agência Publicis Conseil. Nela, uma inteligência artificial única foi desenvolvida para detectar um tweet racista ou antissemita e associá-lo a pôsteres das horas mais escuras de nossa história que convergem para um discurso similar. Isso permite demonstrar a real gravidade dessas mensagens.
Os pôsteres vêm com uma resposta da Licra destacando o real impacto dos tweets e convidando as pessoas a assinar uma petição para mudar a lei e condenar o racismo online. Para identificar o máximo possível de mensagens de ódio, diversos pôsteres de propaganda foram coletados graças à participação de diferentes instituições: Museum of Jewish Art and History, National library of France e the National Archives.
Uma seleção dos pôsteres mais emblemáticos está exposta nas ruas da França com os tweets (com identidades preservadas) colocados sobre as frases que compunham o título das antigas propagandas. Para se juntar ao movimento e assinar a petição que pretende condenar o racismo online, acesse: http://licra.org/afficheleracisme
Assista ao filme da campanha: