Publicis Communications lança Arc no Brasil

A Publicis Communications, através da Leo Burnett Worldwide, anuncia o início das operações da Arc no Brasil, empresa de shopper marketing que vai atuar com retail, design, embalagem, e-commerce/merchandising e conteúdo para shopper. A ARC é uma subsidiária da Leo Burnett Worldwide e está presente em 30 países.

A Arc chega ao Brasil com proposta de atuação independente das operações da Leo Burnett Tailor Made, podendo atuar com clientes próprios e, inclusive, com planos de expansão para responder como braço de operação de shopper para outras agências da Publicis Communications, modelo que já tem sido desenvolvido em outros mercados.

“Estamos muito satisfeitos e animados com o início das operações da Arc no Brasil. As excepcionais capacidades de ativação de marca da Arc se provarão muito úteis aos clientes num mercado tão competitivo quanto este. O Brasil é, naturalmente, um mercado muito grande e estratégico, e fico muito feliz que o Brasil terá um papel importante na rede global em expansão da Arc”, destaca Bob Raidt, Chief Executive Officer da Arc Worldwide.

Para Paulo Giovanni, chairman da Leo Burnett Tailor Made, em um mundo onde as informações são baseadas em dados que cabem no bolso, entender com mais profundidade as nuances do comportamento do shopper, hoje tão impactado, deve estar cada vez mais na pauta das empresas para garantir retorno de vendas a suas marcas.

Marcio Toscani, copresidente da Leo Burnett Tailor Made, acredita que, dentro desse cenário, o momento é oportuno para a consolidação da Arc no país. O mercado tem amadurecido e começa a perceber que shopper não é promoção nem simplesmente se limita a uma ação de trade marketing. “O shopper tem uma natureza diferente do trabalho de uma agência tradicional de propaganda ou de eventos. E a ARC já atua, faz tempo, mundialmente dentro dessa expertise de entregar um trabalho diferenciado em um canal que começa no varejo e termina na comunicação”, explica.

A Arc já conta no Brasil com um staff de 20 profissionais (alguns oriundos da LBTM; outros reforços do mercado), todos sob a liderança de Jean-Louis Gusiew e Clovis Marchetti. “A liderança dos dois executivos é fundamental para combinar a visão estratégica e criativa ao mesmo tempo”, explica Marcio Toscani.

Jean-Louis assume como diretor-geral, além de ser também um dos executivos que integram o board global de shopper marketing para a Arc nos 5 continentes. Clovis Marchetti será o diretor executivo de criação da ARC. O objetivo é abrir espaço para novas contratações em breve, com perfil de profissionais com expertise para a nova proposta.

“Nossa intenção é utilizar estratégias de inteligência em shopper para ajudar as marcas a transformarem esses tão bem-informados potenciais consumidores em efetivos compradores. E também em ações que desenvolvam negócios através das lentes do shopper e se transformem em soluções de vendas realizadas nos canais físicos ou on-line”, destaca Jean-Louis Gusiew.

“Nos últimos anos, tenho atuado muito à frente de anunciantes de varejo e além de aprender como esse canal se comporta, também pude perceber que existe uma infinidade de oportunidades quando se trabalha de um jeito dinâmico e criativo. É um projeto muito interessante e ao mesmo tempo desafiador. Esse novo “shopper” está mais exigente e para se converter a venda, ele precisa de um empurrãozinho criativo”, comenta Marchetti.

Para este primeiro ano de atuação, serão investidos R$ 5 milhões no lançamento da Arc no Brasil, disponibilizados entre contratações, treinamento e pesquisa proprietária. A agência já deu início a suas operações em um escritório no Brooklin, em São Paulo, e tem entre seus clientes Philip Morris, Ajinomoto e Shopping Villa Lobos (BR Malls).