Prêmio estimado em R$ 1 bilhão não precisa de campanha: Propeg assina a nova fase da comunicação da Mega da Virada
O prêmio estimado da Mega da Virada atinge o valor histórico de R$ 1 bilhão e a comunicação também muda de lógica. Para anunciar o maior prêmio da história das Loterias CAIXA, a Propeg criou um caminho pouco convencional: não fazer uma campanha tradicional.
A decisão parte de um princípio simples e direto: um bilhão de reais fala por si. Não precisa de enredo, metáforas ou argumentos adicionais. Precisa apenas ser comunicado com clareza. Assim nasce a chamada “não campanha” da Mega da Virada, criada para transformar o próprio valor do prêmio na mensagem central da comunicação.
As peças assumem esta inversão de lógica de forma explícita. O filme avisa que aquilo não é um comercial. Uma claquete entra em cena apenas para anunciar que a não campanha não será gravada, reforçando o valor do prêmio, R$ 1 BILHÃO.
Sem recorrer aos apelos publicitários tradicionais, a comunicação coloca o prêmio estimado no centro absoluto da narrativa. O número aparece limpo, direto e repetido, acompanhado apenas da data do sorteio, 31 de dezembro, e dos canais oficiais de aposta. Nada além do essencial.
“Quando a notícia é boa, não há motivo para enrolar. Neste caso, a melhor propaganda dispensa historinhas, firulas ou metáforas. O número é a mensagem”, afirma Emerson Braga, CCO da Propeg.
Para Duda Guedes, diretora-geral do escritório de Brasília da Propeg, trabalhar para a CAIXA envolve uma responsabilidade ampliada: A campanha do bilhão da Mega da Virada demonstra, para além da sempre indispensável criatividade, a preocupação com a clareza e a universalidade da mensagem”.
O momento histórico antecede também um recorde de arrecadação, que se traduz em maiores repasses para programas sociais financiados pelas Loterias CAIXA, reforçando o caráter público e coletivo do prêmio.
A veiculação acontece nos dias que antecedem o sorteio, período de maior intenção de participação do público, com presença em TV aberta, plataformas digitais, redes sociais, mídia exterior e canais proprietários da CAIXA, em um formato que se aproxima dos informes publicitários usados para comunicar notícias de grande relevância nacional.
Ao transformar o maior prêmio da história das loterias em uma mensagem simples, direta e impossível de ignorar, a Propeg assina uma comunicação que faz menos para dizer mais. Porque, quando o prêmio chega a R$ 1 bilhão, não há campanha melhor do que o próprio número.
