Na última semana, aconteceu a formatura da 1ª turma do projeto Cria da Quebrada. A iniciativa é fruto da parceria entre a Universidade Zumbi dos Palmares, P&G, Grey Brasil e Miami Ad School, uma das melhores escolas de criatividade do mundo, 6x School of the Year no Festival de Cannes.
O principal objetivo do Cria da Quebrada é capacitar a população negra para ingressar no mercado publicitário. Segundo José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, cerca de 90% dos alunos que se formam nos cursos de Publicidade e Propaganda da instituição estão empregados. “ Para que haja criação é indispensável que haja criadores. E criação e criadores precisam ser iluminados, fortalecidos e oportunizados. Criar as crias, acolher e engrandecer as quebradas. Esse é o novo código de mudança, e transformação. Viva a Grey, Viva P&G, Viva a Zumbi. Viva o talento e a resistência da nossa rapaziada da quebrada”, diz ele. Nessa primeira edição, 19 alunos e ex-alunos da universidade participaram do programa que durou sete meses. Eles receberam uma bolsa auxílio e tiveram aulas no laboratório “P&G Pela Criação”, desenvolvido especialmente para o programa e equipado dentro das dependências da universidade, com todas as ferramentas necessárias para a melhor qualificação dos estudantes. “O Cria da Quebrada é uma iniciativa intencional, antirracista e inclusiva, que tem como objetivo oferecer oportunidades para o desenvolvimento máximo do potencial criativo de pessoas negras. Sabemos que a publicidade pode influenciar culturas e transformar realidades, e queremos ver a realidade brasileira em todos os lugares, ocupando todos os espaços. O Cria representa um grande passo na vida profissional desses alunos, e um pequeno pedaço do caminho contínuo que estamos comprometidos em seguir”, ressalta André Felicíssimo, Presidente da P&G Brasil. A indústria criativa é um dos motores culturais e econômicos do Brasil e enfrenta um desafio há décadas: a representatividade insuficiente de profissionais negros. Embora o Brasil seja uma nação diversa e multicultural, essa pluralidade muitas vezes não se reflete nos corredores das agências e campanhas publicitárias. A realidade de que apenas 15% dos cargos de diretorias são ocupados por pessoas negras nesse setor, aponta para um desequilíbrio preocupante, e mostra que é necessário promover mudanças efetivas. Paulo André Bione, diretor acadêmico da Miami Ad School: “O Cria da Quebrada é um projeto transformador. Colocamos toda excelência da escola à disposição desses alunos e alunas. Durante sete meses eles tiveram o melhor conteúdo, os melhores professores e assim puderam construir o melhor portfólio de entrada no mercado criativo brasileiro. Durante o evento, que aconteceu na sede da Grey, os formandos tiveram a oportunidade de apresentar seus portfólios para líderes das maiores agências do Brasil para terem a oportunidade de ser inseridos no mercado publicitário. A Grey Brasil selecionará profissionais do grupo para integrar seu time de criativos. Segundo o diretor de criação da Grey Brasil, João Caetano, a iniciativa “representa um sopro de esperança e um soco na inércia”. Para ele, acompanhar a jornada dos estudantes foi emocionante, e os resultados dos trabalhos da turma mostraram que estão prontos para entrar em qualquer agência ou empresa criativa do Brasil. “E que venham as próximas turmas para quebrarmos as barreiras e construirmos a indústria criativa que o Brasil merece, espelhando a sua sociedade como sempre deveria ter sido”, conclui.