A tuberculose ainda enfrenta estigmas e preconceito, o que prejudica o diagnóstico e o tratamento da doença, que mata cerca de 4,5 mil pessoas no país todos os anos. A nova campanha do Ministério da Saúde, assinada pela agência nova/sb, reforça a mensagem que o paciente não está sozinho para enfrentá-la. A campanha será veiculada até o final de abril. Além do filme para TV, foram feitas peças para rádio, Barco de Som, OOH, internet, cartazes e redes sociais.
A campanha também marca a estreia da agência de Bob Vieira da Costa para o Ministério da Saúde, depois da seleção por licitação, concluída no final do ano passado. Aproveitando o Dia Mundial da Tuberculose (24/3), as peças reforçam a importância de concluir o tratamento sem interrupções, que dura no mínimo 6 meses e é gratuito, pelo Sistema Único de Saúde. Também mostra que a responsabilidade pelo sucesso do tratamento não é somente do usuário, mas deve ser compartilhada com a equipe de saúde, com a família e amigos. Todos são partes importantes no processo de cura da doença.
As peças também reitera o conceito do Plano Nacional, “Juntos pelo fim da tuberculose”, que tem por base a Estratégia Global da Organização Mundial de Saúde.