Esquerda para direita Jean Bueno (CMO Pierre Fabre), Beto Rogoski (Coletiv), Danielle Bibas (CEO Pierre Fabre), Fabiano Pinel e Letícia Meira (ambos da Coletiv)
Na era da comunicação distribuída, em que o consumidor avança mais rápido que as marcas, os Laboratórios Pierre Fabre, grupo francês reconhecido pelo portfólio de dermocosméticos e pela integração entre ciência, cuidado e inovação, romperam com o modelo tradicional e deram um passo ousado: adotaram no Brasil uma agência de publicidade e conteúdo digital cooperativa.
A Coletiv, nova parceira, reúne uma rede dinâmica com mais de 370 profissionais independentes. No atendimento às marcas do grupo, contará com equipes 100% dedicadas aos projetos estratégicos, além de talentos sob demanda para os desafios pontuais reforçando a flexibilidade do modelo.
A decisão não é apenas uma troca de agência: é um movimento simbólico de transformação, que marca o início de uma nova fase na forma como as marcas da companhia aqui no Brasil, Avène, Darrow e Ducray, se relacionam com os consumidores brasileiros. A mudança é parte de um processo de renovação estratégica da operação brasileira, com foco em inovação, performance e digitalização.
“Estamos num momento de inflexão. Marcas fortes não se constroem mais apenas com campanhas, mas com conversas contínuas, verdadeiras e culturalmente relevantes. O modelo da Coletiv nos dá agilidade, fluidez criativa e capacidade de adaptação, sem perder o foco em performance. É exatamente o que precisamos nesta fase de transformação: um jeito mais ágil, colaborativo e conectado com o tempo real das pessoas”, afirma Jean Bueno, Chief Marketing Officer da Pierre Fabre no Brasil, que lidera a frente de marketing e comunicação da companhia.
Lançada em 2024, a Coletiv é a primeira cooperativa de marketing e comunicação do país, criada pelos experientes Beto Rogoski, um dos criativos mais premiados do mundo em 2022, 2023 e 2024, com mais de 50 Leões em Cannes, e Letícia Meira, executiva C-Level com passagens pela LeoBurnett, VML, AlmapBBDO. “Mais do que uma agência, somos um organismo vivo. Nossa estrutura é pensada para resolver problemas reais, com agilidade, repertório e profundidade a partir da escuta e da diversidade de pontos de vista. E fazer isso ao lado de marcas como Avène, Darrow e Ducray é um privilégio imenso”, comenta Letícia Meira, cofundadora da cooperativa.
A chegada da Coletiv se dá em um momento de renovação mais ampla da Pierre Fabre no Brasil, com a recente nomeação de Danielle Bibas como CEO da companhia no Brasil no começo deste ano. Ex-P&G e Avon, Danielle vem impulsionando uma jornada de inovação e digitalização, com foco em performance e conexão com os consumidores brasileiros.
Segundo Jean, a prioridade agora é aprofundar o conhecimento sobre o comportamento de quem consome dermocosméticos no Brasil e construir marcas que sejam, de fato, relevantes no dia a dia das pessoas. “A nossa ambição é ser a marca de dermocosméticos mais próxima do brasileiro, sem abrir mão da ciência, mas com mais empatia, presença e escuta. E a forma como nos comunicamos é peça-chave nesse processo.”
O CMO da Pierre Fabre, Jean Bueno (centro), e a CEO Danielle Bibas, com o experiente time de líderes da Coletiv, que inclui Letícia Meira, Beto Rogoski e Fabiano Pinel
Com mais de 30 anos de atuação no Brasil, os Laboratórios Pierre Fabre são responsáveis pelas marcas Avène, referência global em cuidados dermatológicos para peles sensíveis; Darrow Laboratório, líder em peles oleosas e sucesso entre a GenZ; e Ducray, especialista francesa reconhecida pela ciência aplicada à dermatologia capilar. A nova parceria com a Coletiv promete inaugurar um novo capítulo para essas marcas, combinando ciência, criatividade e um jeito radicalmente novo de fazer comunicação no Brasil.