Com criação da DM9, projeto inédito chama a atenção para doença inflamatória na pele.
As marcas provocadas por uma doença de pele escondem, muitas vezes, dores que não são visíveis, sobretudo aquelas provocadas pelo preconceito, a discriminação e a indiferença. Essa é a realidade de muitas pessoas com dermatite atópica, uma enfermidade crônica e inflamatória que pode impactar fortemente a qualidade de vida dos pacientes1.
Para aumentar o nível de conhecimento das pessoas e despertar o interesse sobre a dermatite atópica, pela primeira vez a sobrecapa da Vogue vai estampar uma pessoa com a pele marcada pela enfermidade. A iniciativa, em parceria com uma das revistas de moda mais importantes do Brasil e do mundo, é parte da campanha A Realidade na Pele, realizada pela Pfizer com criação da agência DM9.
“É muito bonito ver o resultado dessa capa: uma pessoa com dermatite atópica empoderada e representando milhares de pacientes que, assim como ela, podem sofrer com o preconceito e incompreensão dessa condição”, afirma Nina Lucato, diretora executiva de criação da DM9. “É um trabalho que tem como função inspirar outros pacientes e revelar uma doença ainda escondida. A união dessas duas forças fez com que a escolha criativa de lançar uma campanha na capa da Vogue fosse quase natural”, complementa.
Além da imagem impactante, a sobrecapa da Vogue deste mês também conta com uma reportagem informativa que traz informações sobre a dermatite atópica e relata a experiência de quem convive com ela.
“Estamos falando de lesões localizadas em partes do corpo que, muitas vezes, realmente ficam expostas no dia a dia. Quando falamos abertamente sobre o tema, desfazemos mitos e mostramos que a doença não é contagiosa, por exemplo, ajudamos a criar um ambiente social mais empático para os pacientes, combatendo o preconceito e os prejuízos emocionais que ele pode acarretar aos pacientes”, diz a diretora médica da Pfizer Brasil, Adriana Ribeiro.
A estratégia criada pela agência para esse trabalho de comunicação também envolveu a comunidade médica. Para sensibilizar os médicos na criação de uma conexão maior com seus atuais e futuros pacientes com dermatite atópica, a Pfizer criou uma exposição fotográfica inédita. A mostra contou com um ensaio realizado pelo fotógrafo Gustavo Lacerda e fez parte das atividades do Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia, realizado em São Paulo, no mês de agosto.
Além das fotos, a exposição também conta a história dos pacientes e sua relação com a enfermidade, por meio de relatos que foram capturados durante a campanha. “Entrar na intimidade dessas pessoas foi uma experiência maravilhosa. Ouvi-las, admirá-las e perceber que elas, pouco a pouco, foram ficando à vontade em simplesmente serem e se mostrarem como são. Espero que elas, como eu, tenham notado que a liberdade de nos respeitarmos como somos é uma das formas mais potentes de beleza”, declara o fotógrafo Gustavo Lacerda.
Vale destacar que a dermatite atópica é mais do que uma erupção cutânea. “Estamos falando de uma inflamação que pode e deve ser controlada, tanto para melhorar a qualidade de vida do paciente como para evitar complicações. As lesões também tornam a pele mais suscetível a infecções bacterianas secundárias, por exemplo”, comenta Adriana, reforçando a importância da busca por orientação médica para avaliar sintomas suspeitos.
Essa não é a primeira vez que Pfizer e DM9 recorrem ao poder da arte para fomentar reflexões importantes sobre dermatite atópica. Em 2021, a exposição A Realidade na Pele da Arte rodou o Brasil estampando as lesões causadas pela doença em obras de arte clássicas. No experimento, quatro artistas foram convidados a reproduzir lesões de pessoas reais na pele de pinturas emblemáticas, como Mona Lisa (Leonardo da Vinci), Moça com o Brinco de Pérola (Johannes Vermeer), O Nascimento de Vênus (Sandro Botticelli), Rosa e Azul (Pierre-Auguste Renoir), entre outras.
Referência
1. J. Schmitt, F. Csotonyi, A. Bauer and M. Meurer, “Determinants of treatment goals and satisfaction of patients with atopic eczema”, J Dtsch Dermatol Ges, vol. 6, no. 6, pp. 458-465, 2008
Ficha Técnica
Agência: DM9
Campanha: A Realidade na Pele
Anunciante: Pfizer
CEO: Pipo Calazans
CCO: Ícaro Doria
COO: Thomas Tagliaferro
VP de Criação: Daniel Ottoni
DIRETORA EXECUTIVA DE CRIAÇÃO: Nina Lucato
CRIAÇÃO: Marina Maia, Leonardo Marques, Paulo Costa, Elaine Maia, Lucas Martins, Lincoln Ureshino, Douglas Spernega e Thamara Brallion
ARTE FINAL: Leandro Monea e Debora Viana
DIRETOR DESIGN: Nickolas Andreas
CBO: Michel Issa
DIRETORA DE NEGÓCIOS: Ana Claudia Benini
ATENDIMENTO: Camila Lopes, Adriana Tambellini e Victhória Azcuaga
PROJETOS: Evelma Silva, Gabriela Mesquita e Gabriela Guerreiro
DIRETORIA DE MÍDIA: Lucia Cucci
MÍDIA: Rita Oliveira, Celia Melo, Ricardo Mariano, Nathalli Nascimento
PLANEJAMENTO: Isabela Kachan e Raquel Vazquez
APROVAÇÃO NO CLIENTE: Luan Silva, Sergio Mendes, Alessandra Souza, Glaucia Souza e Miriane Lage.
VP EXPERIENCE: Breno Ferreira
GERENTE DE PRODUÇÃO: Laura Moreira
PRÉ-PRODUÇÃO: Felipe Matos
PRODUÇÃO: Fernanda Gama
DIREÇÃO PRODUÇÃO CRIATIVA: Julia Schloenbach
COORDENADORA PRODUÇÃO CRIATIVA: Thaís Cesena Gutierrez
PRODUÇÃO CRIATIVA: Barbara Oliver e Jennifer Gomes
PRODUTORA: POLVO CONTENT
Direção de Cena: Gustavo Tissot
Produção Executiva: Ana Maitê Fröhlich
Coordenação De Produção: Pedro Metz
Atendimento e Coordenação De Pós-produção: Bruno Meira
Assistente De Direção: Hemily Mourão
Diretor De Fotografia: Gustavo Vargas
1 Ass. Câmera: Alexandre Serafini
2 Ass. Câmera: Paulo Del Angelo
3 Ass. Câmera: Felipe Kautz da Silva
Logger: Rodrigo Omar Ruiz Lopez
Técnico De Áudio: Cesar Augusto Antunha
Diretora de Arte: Jamaica Santarém Prates
Contrarregra: Nestor Cortes Palma
Motorista arte: Jefferson Azevedo Campos
Make: Ester Ganev
Ass. Make: Natália Pessoa
Figurino: Julia Gullane
Produtor: Lao Cabrera
Produtor de Set: José Roberto Rodrigues
Ajudante de produção: Eric Kanomata Cabrera
Maquinista: Alan Carlos da Silva Reis
1 Ass. Maquinaria: Joelmo Fereira Reis
Gaffer: Anderson Miranda Garcia
Ass. Elétrica: Bruno Ferreira
Ass. Elétrica: Denilson Ferreira de Souza
Edição e Finalização: JP Costa Braga
Color Grading: Ricardo Rheingantz
PRODUTORA DE SOM: MISSION MUSIC
Atendimento: Gabriel Stefano
Direção Musical: Gabriel Soster
Finalização: Carlos Blau