domingo, dezembro 22, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAgênciasPesquisa revela que AlmapBBDO é almejada entre universitários negros

Pesquisa revela que AlmapBBDO é almejada entre universitários negros

A AlmapBBDO é a única agência de publicidade citada na pesquisa MATCH DOS ESTAGS, realizada pela EmpregueAfro entre março e abril deste ano. O estudo, revelado nesta segunda-feira (12/08), entrevistou mais de 2.000 estudantes universitários negros de todo o Brasil e buscou entender as perspectivas, desafios e aspirações dos jovens em relação aos programas de estágio e as barreiras que enfrentam ao ingressar no mercado de trabalho.

No contexto das empresas mais desejadas, a AlmapBBDO, que possui um programa de estágio contínuo 100% afirmativo, composto de pessoas provenientes de grupos sub-representados, se destacou ao ser mencionada por jovens negros que a enxergam como uma oportunidade de desenvolvimento e carreira. Atualmente, o programa conta com 70 estagiários, sendo 71% de pessoas negras. Entre outros benefícios, os estagiários contam, por exemplo, com aulas de inglês e ‘auxílio internet’.

“Quando ajustamos nosso Programa de Estágio para ser 100% diverso e inclusivo, com pelo menos 50% das vagas destinadas ao recorte racial, sabíamos que estávamos iniciando uma mudança no mercado. O programa de estágio é a principal porta de entrada da agência para novos talentos. Além de contar com o maior número de contratações, o projeto prepara e permite a evolução de carreira em até dois anos. Saber que somos a agência desejada pelos estudantes negros nos dá a certeza que estamos no caminho certo. Estamos muito felizes com este reconhecimento”, afirma Monica Kamimura, head de pessoas e cultura da AlmapBBDO.

A lista de empresas traz ainda O Boticário, Globo, TikTok, MASP e Bradesco, entre outras. Os dados revelam um perfil diversificado entre os entrevistados, com a maioria (64,4%) na faixa etária de 18 a 24 anos e representatividade de diferentes estados, como São Paulo (29,9%), Rio de Janeiro (15,6%) e Minas Gerais (8,9%). As áreas de estudo com maior participação foram Administração (6,7%), Direito (4,4%), Comunicação Social (4,4%) e Psicologia (4,4%).

Entre as principais barreiras apontadas pelos estudantes, estão a falta de qualificação comparada a candidatos de escolas e faculdades de elite, exigência de experiência prévia e localização geográfica das vagas. Ainda assim, 91,1% dos participantes já tiveram ao menos uma oportunidade de estágio, o que demonstra o interesse e a busca ativa por inserção no mercado.

A inclusão da AlmapBBDO na pesquisa reforça a relevância da agência em um mercado cada vez mais atento às questões de equidade racial e inclusão, sinalizando que iniciativas e programas de diversidade estão no radar dos jovens profissionais.

“A pesquisa mostra a importância da oportunidade para jovens negros. A maioria ainda não sente que tem exigências requeridas, como conhecimento em inglês e vivência profissional anterior – o que é extremamente nocivo para programas de inclusão, além do cuidado com a jornada desse estudante pós-contratação que precisa da mentoria para conseguir demonstrar suas potencialidades, performances e resultados. São investimentos em ações afirmativas extremamente necessárias para que as empresas promovam justiça social e inclusão”, finaliza Patrícia Santos, CEO e fundadora da EmpregueAfro.

Artigos relacionados

Novidades