A People2Biz, agência de marketing pessoal que nasceu com foco em apoiar profissionais a fortalecer a autoridade e reputação em suas áreas de negócios, está de olho em uma nova frente ainda pouco explorada no mercado brasileiro: o Business Influencer Marketing ou, na visão de Luis Claudio Allan, seu CEO e fundador, o Influencer Marketing P2B.
O novo modelo da People2Biz terá o reforço de Paulo Leal, que chega como Vice-Presidente Executivo para atuar especialmente com vendas e planejamento estratégico. Leal tem uma trajetória reconhecida no mercado de publicidade, marketing digital, marketing de entretenimento, naming rights, show business e TV por assinatura e recentemente liderou no Brasil o escritório da SamyRoad, plataforma global de influencer marketing. O jornalista Marcelo Hargreaves segue como Chief Content Officer, responsável pelo planejamento e criação de conteúdo para os projetos de marketing pessoal e das campanhas de business influencer marketing.
A entrada neste novo segmento de comunicação B2B levou Allan a criar uma holding batizada de H2H, que chega com a missão de integrar em uma plataforma de comunicação P2B (Pessoas conectam Negócios) estratégias de RP e assessoria de imprensa, segmento de atuação da FirstCom; marketing pessoal e influencer marketing, com a People2Biz; e community marketing, DNA de outra nova agência do grupo, a MeetIn, que já conta em seu casting com mais de 25 business influencers, como Romero Rodrigues, Marc Tawil, Mauro Wainstock, Priscilla Couto, Aline Sousa e Andréa Greco.
A MeetIn, que tem Isabela Allan como CEO, irá se encarregar do mapeamento e curadoria dos business influencers para as campanhas, além de outras ações de marketing de comunidade, como eventos, palestras, workshops e masterclasses com a participação de influenciadores. A agência já vem realizando eventos com Top Voices do LinkedIn, como para Resenha do Gab, ACE Summit, Networkers e a startup Tanto, e ações de Influencer PR associando RP e influencers para empresas como NovaHaus e Favikon.
“Ao ajudar nossos clientes a construir uma estratégia para se tornarem influenciadores de negócios, especialmente através da criação de conteúdos para redes sociais, percebemos uma oportunidade para trazer ao mercado um novo conceito, o Marketing P2B, que conecta marcas com suas comunidades através de líderes de pensamento em seus nichos”, explica Allan.
“Já estamos rodando nossas primeiras campanhas e iremos desenhar planos de mídia que incluem Top Voices com alcance em públicos mais diversificados, além de nano e microinfluenciadores que dialoguem com segmentos bem específicos, mas sempre com foco em negócios”, acrescenta.
“O business influencer marketing já é tendência no mercado americano como marketing de recomendação de produtos e serviços. No Brasil, é um segmento de marketing de influência que começa a ser corretamente explorado pelas marcas, produtos e serviços através de influenciadores que são formadores de opinião e alcançam um alto engajamento com seus seguidores de forma autêntica”, observa Paulo Leal, Vice-Presidente Executivo da People2Biz.
“São porta-vozes importantes para ressoar as campanhas publicitárias das agências e vamos conectar marcas com top voices seguindo a estratégia de cada campanha com nosso casting seleto de top voices nas redes sociais LinkedIn, Instagram, X, Pinterest e Facebook. Vamos fechar parcerias com agências de publicidade e influencer marketing para fortalecer nossas credenciais nesse segmento único e exclusivo de mercado”, completa Leal.
Um estudo da EMARKETER indicou que o LinkedIn e a Meta lideram os investimentos em publicidade em mídias sociais de negócios B2B no mercado americano, onde os gastos este ano das empresas B2B nas redes sociais irá responder por 46,3% da verba destinada para o marketing digital B2B. De acordo com o relatório, o LinkedIn é a plataforma social preferida nos Estados Unidos para anúncios B2B, com 90% das campanhas realizadas por empresas B2B, registrando um aumento de 12,7% na receita comparando com o ano passado.
Allan reforça que, pouco a pouco, empresas B2B estão despertando, especialmente no LinkedIn, para o poder de nano e microinfluenciadores para fortalecer suas estratégias de marketing, estruturar comunidades em torno de marcas e dialogar com nichos muito específicos, mas que são potencialmente compradores de seus serviços.
“Temos na People2Biz um mantra: quem assina contrato não é um CNPJ, mas sempre um CPF. Negócios B2B também precisam humanizar a comunicação para ter um ROI efetivo. Nosso guarda-chuva é a comunicação human to human, trazendo pessoas como embaixadores de marcas e negócios”, finaliza Allan.