A OpusMúltipla, empresa do Grupo OM Marketing & Comunicação, uma das maiores operações independentes do setor no país, anuncia a criação do Núcleo de Inclusão Geral (NIG) – conselho integrado por especialistas em diversidade para avaliar as campanhas desenvolvidas pelas empresas do grupo. O NIG é formado por profissionais multidisciplinares que atuam na promoção da igualdade entre as minorias como de pessoas da terceira idade, mulheres, afrodescendentes, LGBTI+ e pessoas com deficiência.
Para o presidente do Grupo OM, Rodrigo Havro Rodrigues, a parceria com esses especialistas em diversidade será estratégica para que a linguagem das campanhas esteja alinhada aos anseios da sociedade contemporânea. “Buscamos o olhar externo de representantes da sociedade para nos ajudar neste trabalho e apostamos no poder de sensibilização da comunicação para transformar a sociedade”, afirma Rodrigo.
O NIG é formado por Toni Reis, presidente do Grupo Dignidade e secretário executivo da Aliança Nacional LGBTQI+, pela assistente social da Defensoria Pública do Maranhão Isabel Gonzalez Lopizic, pela artista plástica e fundadora do Favela Art, Mariluce Mariá de Souza, e pelo especialista em diversidade e inclusão para área empresarial, Rafael Bonfim.
Os consultores participarão de reuniões como especialistas nas suas respectivas causas para avaliar a adequação das campanhas. A iniciativa de criação do NIG integra a plataforma ESG (sigla em inglês para Environmental, Social e Governance) do grupo e tem os desafios de potencializar a criação de conteúdo inclusivo e contribuir na adequação da linguagem e contexto das campanhas.
Entusiasmados com o desafio, os conselheiros reconhecem que a publicidade vem evoluindo, mas que ainda há muitos estereótipos: “Apesar das minorias estarem mais representadas nas campanhas, a propaganda deve romper clichês como o conceito da ‘família-margarina’, por exemplo, e ser mais inclusiva”, avalia Rafael Bonfim.