Liderada por Viviane Sbrana, a área de Data Intelligence da Ogilvy Brasil passa por reestruturação para seguir alinhada às tendências globais do mercado de comunicação. Com o movimento, novos integrantes chegam ao time. Para reforçar a vertical, que tem se mostrado cada vez mais estratégica para as marcas devido as entregas de análises e previsões de cenários, a agência anuncia a chegada de seis profissionais.
A executiva explica a mudança: “No novo modelo, temos três pilares principais: Data Research & Insights, Data Analytics e Data Engineering”, declara Viviane. “A mudança é estratégica e visa garantir uma equipe focada na sua vertical, porém integrada para promover entregas e análises horizontais e multidisciplinares”.
Na nova estrutura, Data Engineering é responsável por toda a gestão e automação de dados. A vertical de Data Analytics garante a conexão desses dados e traz análises para apoiar decisões de negócio e comunicação. A equipe de Data Research & Insights, por sua vez, fica focada na interpretação de dados de diversas fontes (dados estruturados e não estruturados), aplicando metodologias desenvolvidas para cada desafio.
Reforços e promoções
Para potencializar a área de Data Analytics, a Ogilvy conta com a chegada de quatro profissionais: o especialista com forte background em analytics Diego Alves; a estatística Luciana Valforte, com passagens por institutos como Ipsos e Ibope; Augusto Barboza, especialista em analytics com foco em big data; além da analista de data intelligence Nathalia Moraes. Os reforços trazem desde aplicações de metodologias integradas em análises de contas globais até projetos que envolvam estatística para modelos e evolução de algoritmos de análise.
Novas contratações (da esquerda para a direita): Ariana Nery (analista de Data Research), Augusto Barboza (especialista em Data Analytics), Diego Alves (especialista em Data Analytics), Eduardo Mendonça (Product Designer), Luciana Valforte (especialista em Estatística) e Nathalia Moraes (analista de Data Intelligence).
A área também amplia sua abordagem com a chegada de Eduardo Mendonça, especialista em Product Design, que tem por objetivo atender a demandas de análises de dados focadas em produtos e também colocá-las em prática em novos projetos de usabilidade no ambiente digital. A analista Ariana Nery completa o reforço em Data Research.
Além das novas contratações, talentos da casa também foram promovidos. João Beluci, que está na agência há cinco anos, passa a ser supervisor de Data Analytics. Com nove anos de Ogilvy Brasil, Michelle Lins assume o cargo de gerente de Data Research & Insights, enquanto Anderson Chaves, que está na empresa há treze anos, passa a responder por Data Engineering como supervisor.
Equipe integrada e multidisciplinar
Uma das pioneiras do mercado brasileiro, a vertical de Data Intelligence da Ogilvy foi criada em 2012 e conta com metodologias desenvolvidas internamente para oferecer entregas que vão desde Analytics a monitoramento de tendências totalmente automatizados. A evolução, segundo Viviane Sbrana, foi potencializada nos últimos anos com a ampliação dos produtos de inteligência oferecidos.
“A rapidez com que as tecnologias evoluem, ou simplesmente mudam, impacta diretamente a forma como as pessoas compram ou consomem, seja um produto ou um serviço. É fundamental acompanhar essas mudanças a partir da enorme quantidade de dados que são gerados a todo instante”, comenta a executiva.
Atualmente, a área funciona como um centro de inteligência agnóstico focado na análise integrada de dados. Para a executiva, a reestruturação e chegada de novos profissionais contribuem com entregas que garantem resultados melhores de negócios aos clientes da agência.
“A reestruturação da nossa área de Data vem no sentido de reforçar o cuidado com o que fazemos com esses dados, desde a possibilidade de automação até mesmo questões mais analíticas, ou o que extraímos e o olhar que temos sobre eles. O capital humano, o olhar cuidadoso e analítico são o que nos fará chegar a um lugar diferente”, conclui.
Os reforços anunciados vêm para completar uma equipe multidisciplinar, com o objetivo de garantir uma visão integrada de resultados contemplando cada um dos pilares de comunicação: Planejamento Estratégico e Criação, Social Media e Conteúdo, Mídia e Measurement, e Business Intelligence.