Todo ano, mais de um milhão de árvores são derrubadas de forma ilegal na Amazônia
Peruana, isso equivale a 800.000 estádios de futebol, e todo esse desmatamento é
causado por conta de uma planta, o aguaje (buriti).
O aguaje é uma designação de planta, da qual é extremamente cobiçada e rara por ser
rica em vitamina A. Ela cresce em palmeiras que costumam ter até 35m de altura, o
que corrobora para que o acesso a ela seja difícil. Por isso, o corte das árvores se torna
o caminho mais rápido para chegar até o aguaje.
Para solucionar esse problema ambiental, a Ogilvy Peruana em parceria com a Honda
desenvolveu o “Vertical Bike”, uma ferramenta que tem o objetivo de ajudar a colher o
aguaje sem que haja desmatamento. “Nossa comunidade vem lutando contra a
derrubada e o desmatamento do aguaje. O nosso povo se instalou nesta terra há muitos
anos e queremos e devemos protegê-la”, ressalta Mariluz Maurayari, ativista
comunitária da floresta amazônica.
O Vertical Bike é uma solução criativa para evitar o corte das árvores, e
consequentemente contribui para a proteção e cuidado do meio ambiente. “Vertical
Bike” é um projeto único, do qual contribui e impulsiona a conscientização e
preservação do meio ambiente. A grande conquista é que através dessa invenção,
deixamos de lado as motosserras, o Vertical Bike permite subir os 35 metros da
palmeira em apenas 30 segundos, sem nenhuma agressão, é fácil de transportar pela
selva e tem capacidade para suportar até 90kg”, destaca Yasu Arakaki, Chief Creative
Officer da Ogilvy Peru.
“Nós temos trabalhado para proteger e desenvolver esse projeto há muito tempo, logo,
estamos orgulhosos com o resultado final. Na Ogilvy acreditamos que o lado criativo
da agência tem como responsabilidade desenvolver soluções e inovações que afetam
o sistema como um todo. Somos gratos à Honda por seu apoio nesta iniciativa e à
comunidade de Parinaris por nos dar a oportunidade de contribuir para a solução de
um problema que é tão importante para eles”, disse Juan Pablo Álvarez, CCO da
Ogilvy Andina.
Ficha Técnica:
Agency: Ogilvy Peru
CCO Latam: Jessica Apellaniz
CCO Andean: Juan Pablo Alvarez
CCO: Yasu Arakaki / Mauricio Guerrero
CEO: Julián Torres
COO: Nicolás Llano
Creative Director: Philyp Caneva, Carlos Cárdenas
Copywritter: Philyp Caneva
Art director: Guillermo Ramos, Carlos Cárdenas
Head of Planning: David Rosazza
Producer: Jaime Iriarte
Editor: Hector Mezarina, Santiago Herrera
Retoucher: Juan José Martinez
Vertical Bike prototype develpment: Axl Baertl
Vertical Bike prototype develpment: Fernando Leiva Carrera
Production Company: Canica Films
Executive Producer: María Teresa Benvenuto
Producers: Josselyn Navarro, Camila Nuñez
Director: Francesca Danovaro
Second director: Angel Nuñez
Videographers: Franco Bernasconi, Daniel Garate, Ricardo Pigatti
Drone: Daniel Garate, Ricardo Pigatti, Abel Camacho.
Direct Sound: Amador del Solar
Edition & Postproduction: Grecia Studio
Audio & Music: Barba Roja
Client approval: Mónica Polo, Natalia Morán, Carmen Rodriguez.