Após processo de concorrência, a Ogilvy Brasil é a nova agência de publicidade da Enel no Brasil, assumindo a conta integral de publicidade da empresa que atua em distribuição e geração de energia.
O primeiro trabalho da agência para a companhia já está no ar. Trazendo o novo posicionamento global da marca, “Open Power for a Brighter Future”, a campanha tem objetivo de reforçar para a população os principais pilares de avaliação dos serviços da companhia: acessibilidade, transparência e responsabilidade social. A comunicação está sendo trabalhada em canais digitais, rádio e mídia exterior.
A Enel atua no Brasil com geração, distribuição, transmissão, comercialização e serviços de energia por meio da Enel Brasil e suas subsidiárias. Em distribuição, o Grupo atende mais de 18 milhões de clientes em São Paulo, Ceará, Rio e Goiás. No setor de geração, o Grupo Enel é o maior produtor de energia solar e eólica do país em capacidade instalada e portfólio de projetos com uma capacidade instalada total de 3,4 GW, dos quais 1.210 MW são eólicos, 979 MW solares e 1.269 MW hidrelétricos.
No país, o Grupo também possui e opera duas linhas de transmissão com uma capacidade total de 2.200 MW conectando o Brasil à Argentina. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Globalmente, a Enel está presente em mais de 30 países, com cerca de 74 milhões de clientes finais corporativos e residenciais em distribuição de energia.
Com a conquista da conta, a Ogilvy será parceira da empresa na publicidade de todas as suas iniciativas e unidades de negócios, inclusive em sustentabilidade, geração de energia renovável e inovação. As credenciais da agência, qualidade criativa, o portfólio de clientes e a equipe dedicada foram cruciais na escolha pela agência.
Karina Ribeiro, CMO e New Business Leader da Ogilvy Brasil, comenta a chegada da conta: “Conquistar clientes com a relevância da Enel é sempre um excelente indicador e sinalizador das nossas competências. Ter como parceira uma empresa tão comprometida com o meio ambiente vai ao encontro de tudo o que acreditamos na Ogilvy”, comenta a executiva.
Segundo Karina, o desafio é comunicar as iniciativas da Enel, que têm impacto direto na vida das pessoas. “É uma grande oportunidade de fazer uma marca que já faz parte do dia a dia de tantos brasileiros importar ainda mais”, conclui.
#EnelPorVocê
O novo cliente chega com demandas e desafios de comunicação já assimilados pela Ogilvy. A agência fica responsável por todas as empresas da Enel no País: Enel Green Power, subsidiária de energias renováveis; Enel X, líder global em soluções avançadas em energia; Enel Trading, que atua na comercialização de energia no mercado livre; e também as distribuidoras do grupo nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Ceará, onde a companhia tem reforçado o seu compromisso com o consumidor com melhoria dos serviços e investimentos em tecnologia e inovações.
Em todas as frentes, as comunicações serão embaladas com o novo posicionamento global da marca: “Open Power for a Brighter Future”. A campanha que inaugura o começo da parceria foi desenvolvida para as distribuidoras da Enel. O primeiro projeto aborda os principais pilares de comunicação da companhia na mídia. Com a hashtag #EnelPorVocê, a marca reforça no pilar de acessibilidade os canais no Whatsapp, aplicativo e outras plataformas digitais que têm facilitado a vida das pessoas, sobretudo, no período de isolamento social.
No pilar de transparência, a população passa a ser impactada por peças que mostram os investimentos da companhia em manutenção e melhorias para a qualidade no fornecimento de energia. Na vertical de responsabilidade social serão compartilhados materiais que mostram o compromisso da Enel com a sustentabilidade, informações sobre os ecopontos distribuídos pelas cidades que atua, e também projetos de apoio a famílias em vulnerabilidade social. A campanha se desdobra em peças de mídia exterior, rádio e trabalho com influenciadores em mídia digital.