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Núcleos do departamento de Mídia e BI da Africa, completam 1 ano

Núcleos de Madagascar, Intelligence e Client Facing, do departamento de Mídia e BI da Africa, completam 1 ano de criação e se consagram como alavanca de negócios para os clientes.

Reestruturação desenhada por Aga Porada, VP de Mídia, Dados e Performance, se consolida trazendo mais eficiência e dinamismo às equipes.

A Africa está em constante reinvenção e, a todo momento, se transforma para antecipar os movimentos do mercado. Nesse sentido, anunciou em 2021 a reestruturação de seu departamento de mídia a fim de atualizá-lo e torná-lo mais compatível com as tendências do setor. Liderado por Aga Porada, vice-presidente da área, o plano também tinha como objetivo aprimorar as interfaces de diálogo de mídia com as demais equipes da agência.

Em um ano, não só os objetivos foram alcançados, como superados. Já consolidado, o departamento é atualmente composto por mais de 100 colaboradores, que se dividem entre os núcleos Madagascar, Intelligence e Client Facing, liderados respectivamente por Danielle Laterza (Head da Madagascar), Heloisa Lima (Diretora Geral de Mídia e Head de Intelligence) e Thiago Martinez (Diretor Geral de Mídia).

Com atuação transversal, o núcleo Madagascar tem a missão de centralizar e potencializar a gestão de campanhas, análise de dados e performance de mídia, entendendo o momento do mercado e tendências para sugestão de novos canais, plataformas e formatos.

A operação é ponto de referência em AdOps, AdTech e Inovação, além de possuir um mindset híbrido, com a divisão de profissionais especialistas por disciplinas – e não canais de compra – como a de vídeo, que engloba tanto TV quanto online, e mídia gráfica, que trabalha tanto mídia impressa, OOH e mídia gráfica digital, entre outras. Entre 2021 e 2022, a Madagacar dobrou de tamanho em número de colaboradores, teve um crescimento de mais de 932% em entregáveis e mais de 500% em entregáveis por pessoa.

“Além do gigante crescimento nas entregas, nosso time também aumentou em 50%, um sinal de que estamos no caminho certo”, comenta Laterza, Head da Madagascar. “Ganhamos maior agilidade e proximidade com nossos parceiros de negócio, que hoje nos veem como referência em inovação e como uma oportunidade para alavancar resultados em mídia”, complementa.

Mudanças de rota também foram feitas. Inicialmente cada grupo de contas dentro do Client Facing – dedicado à interface com os clientes da agência – contava com um profissional de BI, responsável por fornecer a análise dos resultados das campanhas e recomendações. Juntos, esses profissionais formavam o núcleo de Intelligence. “Eles possuíam um papel mais consultivo, voltado para dois pilares: BI, ou seja, mensuração das campanhas digitais, e Accountability, pilar voltado à aferição das campanhas offline”, comenta Porada.

“Logo no início percebemos que a separação desses profissionais não daria muito certo”, complementa Lima, que lidera o time de Intelligence. “Por isso, modificamos o desenho inicial e juntamos todos de BI e Accountability num time só, que trabalha sob a demanda de Client Facing. O papel estratégico do núcleo foi mantido e passamos a absorver algumas outras funções que estavam com Client Facing, como análise e relatoria”, adiciona. Intelligence também é responsável por traduzir objetivos de negócios para KPIs mensuráveis das campanhas.

A coesão e integração entre as equipes e núcleos acontece por meio de processos e SLA’s,, além do uso de ferramentas de gestão. “Promover a mudança no trabalho de equipes exclusivas para equipes que trabalham para todos os clientes demanda processos muito bem definidos para que haja maior eficiência operacional”, comenta Porada.

Toda a interface com o cliente fica sob responsabilidade do Client Facing, co-liderado por Lima e Martinez, ambos Diretores Gerais de Mídia. “Este é o núcleo que mais se assemelha ao que vemos em outras agências, mas que tem como o diferencial o suporte de Intelligence e Madagascar 100% do tempo”, comenta Martinez.

Os profissionais do núcleo trabalham em conjunto com o planejamento e a criação das respectivas contas, com um escopo de disciplinas que vão de comms planning e planejamento de mídia à análise de resultado de campanhas e projetos.

“Estamos muito contentes de ver que a estrutura proposta há um ano foi consolidada e, mais do que isso, tem gerado resultados surpreendentes para nossos negócios. Esse trabalho só foi possível graças a uma equipe extremamente qualificada, dedicada e, sobretudo, criativa”, finaliza Porada.

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