Após atender marcas como Oi, Estácio, Petrobras Distribuidora, Caixa, V-tex, Montreux e de ter participação inédita na última edição do Rock in Rio, com monitoramento de marcas como Heineken e Facebook, a equipe do NOW, laboratório de dados em tempo real do Grupo Artplan, atuou novamente. Desta vez, os esforços se voltaram para a participação da Brahma no Carnaval 2020, na cidade do Rio de Janeiro, em parceria com a Ambev, a Draftline e a Dream Factory. O objetivo da cobertura foi o de extrapolar o evento físico para o digital, aumentando o awareness da marca – que foi a cerveja oficial desta festividade – gerando ainda desejo ao público, desde o período que antecedeu a celebração até os dias de folia.
A estratégia de conteúdo da equipe, que contou com 30 colaboradores, a partir de sexta e por todos os dias de Carnaval, constou em monitorar o comportamento do público nas redes, bem como mapear as conversas e dashboard em tempo real. Os profissionais cobriram os blocos de rua durante sábado, domingo, segunda e terça. Domingo e segunda-feira, dias de desfile das escolas do Grupo Especial, membros da equipe do NOW também estiveram no Camarote N1, localizado na Marques de Sapucaí.
A Dream Factory, criadora do modelo de gestão e organizadora do Carnaval de Rua do Rio de Janeiro, capacitou e treinou os cerca de 10 mil ambulantes cadastrados, proporcionando mais conforto e comodidade para os foliões e serviços para os blocos. Além disso, igualmente, desenvolveu soluções de comunicação para Brahma desde a criação das ativações até a definição de pontos e blocos onde elas foram realizadas para movimentar o carnaval da marca, com a cobertura do NOW. Máscaras com a face do cantor Zeca Pagodinho estiveram disponíveis em alguns PDVs da cidade para o uso das pessoas durante a folia. A equipe também se mobilizou para monitorar a inauguração da estátua do artista, em tamanho real, no bairro da Lapa. Por fim, os colaboradores do NOW acompanharam o vencedor da promoção #MePatrocina, que teve acesso ao camarote N1 durante os desfiles das escolas, além de outros mimos.
O olhar da equipe do NOW para a transmissão de conteúdo real time esteve voltado para diferentes frentes, como fantasias famosas, memes, e Carnaval em casa ou na rua. A produção de conteúdo (Instagram, Facebook e Twitter) foi realizada de forma planejada, levando em conta interações e argumentos que abriram conversas.
No Facebook, algumas das ativações foram voltadas às brincadeiras de caça-palavras com alusão à folia do Carnaval, passo a passo para gelar a cerveja, marcar os amigos para tempo de resposta, caso contrário, seria presenteado com uma Brahma, entre outros.
No Instagram, Zeca Pagodinho, garoto-propaganda da marca, foi o responsável por abrir oficialmente a temporada de Carnaval. Hashtags como #OMelhorSextouDoAno e #CarnavalN1 foram geradas para engajamento do público, bem como memes do fim da rotina de trabalho e do início da folia. Stories, igualmente, foram produzidos ao longo de toda a experiência.
“Mais uma vez, levamos a nossa ferramenta para potencializarmos ao máximo o retorno que um evento, com a grandiosidade da presença da Brahma no Carnaval do Rio, nos ofereceu. Temos uma bagagem de acertos e aprendizados que nos deixou prontos para este novo trabalho e, igualmente, nos sentimos muito empolgados com esta experiência, pois sempre que nos envolvemos em um desafio diferente, somos levados a um novo mundo de descobertas” afirma Luiz Telles, Diretor Nacional de Conteúdo e Engajamento da Artplan e Head do NOW.