ROX é uma evolução do Market Mix Modeling e indica – com maior agilidade e economia de investimento – quais as estratégias de comunicação gerarão mais resultados
Influencers, ativações, PDV, eventos, marketing de conteúdo e SAC/CX são ações de marketing disponíveis no mercado e, diante de tantas possibilidades, as marcas podem ter dúvidas em quais – e por quanto tempo – investir. O dilema se soma a entender se elas são, de fato, rentáveis para o momento que vivem, sem contar a descentralização dos dados, que ficam nas mãos de diferentes fornecedores, o que pode dificultar o olhar macro de qualquer CMO. O ROX, novo produto da Artplan, chega para resolver essa equação, conseguindo mensurar todas as experiências de comunicação, impactar as decisões de investimento e antecipar os resultados esperados.
Fruto de uma parceria com a Uncover – uma martech que cria aplicações para transformar o marketing em um ecossistema inteligente – o ROX oferece uma visão unificada dos dados das marcas. Por meio de inteligência artificial, a plataforma transforma e unifica todos os dados, constrói modelos que otimizam o orçamento e customiza as visualizações para os diferentes stakeholders. Além disso, a plataforma captura o momento em que cada ação atinge o limite da audiência, indicando, assim, quais os caminhos serão mais rentáveis em campanhas futuras. Isso tudo em um curto espaço de tempo, com menos investimentos.
“O mercado ainda está cheio de modelos de mensuração ultrapassados, planilhas, métodos manuais e sem visão unificada do marketing. Sem contar que uma mesma marca pode ter diferentes fornecedores – agência de mídia offline, digital, social, de influenciadores, de performance, de CRM, in house e de ativação – e cada um deles ‘puxa sardinha’ para o seu lado, mostrando que o investimento em suas soluções vale mais a pena do que em outro. Com o ROX, queremos simplificar e agrupar a leitura dos dados, com muito mais rapidez, precisão e economia de investimento”, explica Eduardo Sumi, head de Creative Data e BI da Artplan.
“O produto já foi testado em anunciantes dos setores financeiro, de mobilidade e educacional, gerando ganhos de eficiência, tanto em savings de mídia quanto melhorias no ROAS, que chegam a 40%”, revela Daniel Guinezi, CEO e sócio da Uncover.
O potencial da plataforma é comprovado já que é capaz de agregar dados de qualquer fonte, mensurar todo o ecossistema das marcas e oferecer acesso da plataforma para que o cliente faça as suas simulações. Aliado a isso, o modelo adotado pelo ROX fica pronto para receber e rodar mais dados, não depende de dados pessoais e nem de comportamentos rastreados e realiza antecipações semanais para otimização dos resultados.